www.engenharia-brasil.com
Dormer Pramet

Machos máquina Dormer Pramet fabricados em matéria prima premium oferecem mais produtividade e melhor custo benefício

Os machos da linha EX de canal helicoidal e EP de ponta helicoidal são fabricados em Aço Rápido Cobalto Sinterizado (HSS-E-PM)

Machos máquina Dormer Pramet fabricados em matéria prima premium oferecem mais produtividade e melhor custo benefício

Há muito se sabe que a matéria prima da ferramenta tem ligação direta com o desempenho da usinagem, desde furações simples, até processos complexos de fresamento. Não é diferente com as ferramentas para rosqueamento, como machos manuais e máquina, que executam trabalhos muito precisos para fixação e vedação de uniões.
Uma matéria prima precisa conter quatro propriedades mecânicas essenciais, sendo elas: dureza, propriedade que oferece resistência à penetração; tenacidade, que trata da capacidade de absorver impactos; dureza a quente, que oferece resistência da peça ao calor gerado pela usinagem e resistência ao desgaste, que suporta os atritos gerados nesse processo.

Com intuito de oferecer essas quatro propriedades aos machos máquina, a Dormer Pramet utiliza em sua linha de machos máquina multiaplicação das linhas EP (ponta helicoidal) e EX (canal helicoidal) a matéria prima premium Aço Rápido Sinterizado com cobalto (HSS-E-PM).

O HSS tradicional é uma matéria prima mais limitada no sentido da aplicação, pois sua estrutura de moléculas desorganizada não garante uma estrutura com dureza e tenacidade mais regular, que são fatores primordiais para o uso em rosqueamento de alta produtividade.

A matéria prima obtida pelo processo de sinterização por sua vez, fabricada através da metalurgia do pó, proporciona uma estrutura molecular muito mais consistente e uniforme, comparando-se aos materiais não sinterizados. Isso faz com que a ferramenta tenha excelentes propriedades mecânicas, proporcionando maior produtividade, com aumento substancial das velocidades de corte utilizadas no processo, garantindo assim: redução no tempo de processo de rosqueamento, vida útil estendida e excelente relação de custo benefício, uma vez que a mesma ferramenta é capaz de trabalhar em maiores velocidades e ao mesmo tempo produzir um maior número de roscas.

Essas famílias de machos máquina combinam então a sua versatilidade, visto que oferecem ao mercado opções para diversos tipos de rosca, como M, MF, UNC, UNF e BSW e também diferentes revestimentos/tratamentos aos machos como acabamento brilhante, revenimento à vapor e revestimento em TIN, com uma estrutura de alta qualidade muito mais resistente ao calor e ao atrito natural da usinagem.

Para saber mais sobre as soluções da Dormer Pramet para rosqueamento, entre em contato com o nosso escritório local.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP