www.engenharia-brasil.com
Siemens News

No Dia da Indústria, veja as tecnologias e soluções da Siemens que estão revolucionando o chão de fábrica

Gêmeo Digital, Edge Computing, IIoT, Realidade Virtual e Aumentada, Inteligência Artificial e Redes Privativas de 5G estão entre os destaques do portfólio Digital Enterprise da Siemens.

No Dia da Indústria, veja as tecnologias e soluções da Siemens que estão revolucionando o chão de fábrica

A Siemens tem tido um papel fundamental na transformação digital dos mais variados setores industriais por oferecer ao mercado um pacote completo de tecnologias e soluções inteligentes voltadas à Indústria 4.0. Por meio do portfólio Digital Enterprise, a companhia auxilia empresas de todos os tamanhos a implementarem tecnologias voltadas à automação e digitalização de seus processos de produção.

Entre os benefícios gerados pela adoção de novas tecnologias estão: produção mais flexível, maior produtividade, redução de custos e desenvolvimento de novos modelos de negócios. As soluções inteligentes também tornam as empresas mais sustentáveis já que geram redução no consumo de energia com a otimização e melhor gestão das atividades, além de melhorar o monitoramento dos processos industriais e o controle da linha de produção evitando desperdícios.

“A transformação digital com o uso de novas tecnologias é hoje fundamental para as empresas melhorarem seus desempenhos e serem mais competitivas, além de gerar benefícios para parceiros e colaborar com o meio ambiente. A digitalização também foi extremamente importante para as indústrias se adaptarem aos impactos da pandemia devido à agilidade e flexibilidade que ela proporciona aos processos de produção”, afirma Pablo Fava, CEO da Siemens.

Leia a seguir as tecnologias e soluções da companhia voltadas à Indústria 4.0.

Gêmeo Digital
A tecnologia está revolucionando os processos em toda a cadeia de valor ao fazer a representação virtual de um produto, processo de produção ou de seu desempenho. Dessa forma, potencializa uma melhora consistente em eficácia, minimiza taxas de falha, encurta ciclos de desenvolvimento e abre novas oportunidades de negócios. No gêmeo digital do produto, por exemplo, é criado logo nos estágios iniciais de definição de um item permitindo que os projetistas possam, previamente, simular e validar as propriedades do produto de acordo com os seus requisitos, como por exemplo questões de sustentabilidade no projeto (sustainable by design).

Edge Computing
Essa tecnologia tem tornado os processos de produção em campo mais fáceis, flexíveis e seguros ao armazenar e processar os dados localmente, sem a necessidade de enviá-los para a nuvem (Cloud Computing). Recentemente, a Siemens lançou a plataforma Industrial Edge Management onde as soluções Edge podem ser monitoradas, diagnosticadas e gerenciadas por administradores de TI e equipes de Engenharia e Manutenção. Isso significa que novos aplicativos de software podem ser implementados em toda a empresa e com segurança em todos os dispositivos Industrial Edge conectados.

MindSphere (plataforma aberta IoT)
A solução da Siemens funciona como um sistema operacional aberto para a Internet das Coisas permitindo a conexão de equipamentos à nuvem para aproveitar os grandes volumes de dados gerados pelos ativos e obter insights para as linhas de produção. A plataforma as a service (PaaS) também permite a utilização de dados para o desenvolvimento de novos aplicativos.

Realidade Virtual
A tecnologia foi adotada pela Siemens no início da pandemia com o uso de óculos de realidade virtual em atividades das áreas de Smart Infrastructure e Digital Industries. Os óculos oferecem qualidade de imagem, evitam ruídos na comunicação e possibilita comandos por voz. Com essas características, o equipamento reduz tempo de resposta para as atividades, da agilidade na comunicação junto aos clientes, e aproxima os especialistas da Siemens para auxiliar nos serviços em casos de falhas e inspeções. A nova solução tem gerado ainda redução de custos com viagens e hospedagens tanto para a companhia quanto para parceiros já que a Siemens tem clientes espalhados por todo o país.

Realidade Aumentada
A Siemens desenvolveu em parceria com a startup Mix Reality uma aplicação de Realidade Aumentada capaz de coletar, categorizar e analisar grandes volumes de dados do ambiente produtivo em tempo real. A aplicação aumenta a eficiência nos negócios ao impulsionar a automação de processos e permitir uma melhora no planejamento de manutenções, possibilitando uma rápida tomada de decisões em caso de manutenções não programadas. Além disso, a solução pode tornar a análise da performance e da disponibilidade dos equipamentos mais transparente, permitindo gestão de ativos otimizada. Tudo isso em um ambiente de realidade aumentada que une os mundos físico e virtual.

Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial (IA) está relacionada a aplicativos nos quais as máquinas executam tarefas que normalmente exigem inteligência humana, como aprendizado, julgamento e solução de problemas. A Siemens está conectando esse novo mundo às indústrias e tornando a convivência das máquinas e das pessoas mais harmoniosa. Os especialistas se beneficiam das tecnologias de IA para analisar e avaliar o enorme volume de dados gerados pela digitalização.

5G Industrial
As indústrias devem melhorar constantemente seus processos e encontrar maneiras inovadoras de impulsioná-los para a frente, a fim de permanecerem competitivas e serem capazes de responder rapidamente às mudanças nas exigências do mercado. Porém, essas inovações dependem de uma comunicação de banda larga sem fio extremamente confiável com as menores latências possíveis, por isso, a Siemens está impulsionando o desenvolvimento do 5G Industrial. Ele é o viabilizador do desenvolvimento e aplicação de tecnologias para a transformação digital na produção, na manutenção, na logística, entre outras, garantindo uma melhoria significativa na eficiência e maior flexibilidade no valor agregado industrial.

www.siemens.com.br

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP