www.engenharia-brasil.com
MEDIAWORLD

ENTREVISTA - TENDÊNCIAS EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIA

Nesta entrevista exclusiva, o Diretor de Vendas Industry da Delta Electronics Brasil, Adilson Silva, com base em sua robusta experiência no mercado, fala a respeito da pandemia e sobre quais aperfeiçoamentos o setor de automação industrial irá, com certeza, se apoiar nesses tempos atípicos.

ENTREVISTA - TENDÊNCIAS EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIA

Nos últimos anos, o setor de Automação Industrial tem sido permeado por várias novas tecnologias impactantes que, por sua vez, apontam para tendências que aos poucos vão se consolidando na indústria.

2020 foi mesmo um ano perdido para os negócios na área de Automação Industrial, como em alguns segmentos produtivos? Por quê?
De forma alguma foi um ano perdido para a área de Automação Industrial. As empresas de automação tomaram proveito dos recursos midiáticos e, assim, realizaram muitas ações e atividades com o auxílio das plataformas digitais; foi um ano de intensas atividades, atividades inovadoras e muita riqueza de materiais técnicos. Do ponto de vista comercial, vejo que foi um ano de consolidação na introdução ao mercado de novas tendências, as quais já estávamos trabalhando, tais como soluções de Robótica e IoT.    

Alguns especialistas afirmam que a pandemia do coronavírus pode ou vai acelerar os investimentos em automação industrial. Você concorda? Por quê?
Sem dúvida concordo. Vale a pena realçar que a Automação Industrial é mais uma das ferramentas que as empresas se valem para melhorar performances e indicadores na produção. A pandemia atingiu em cheio o principal autor do processo, ou seja, o ser humano. Olhando apenas para o cenário das Indústrias e o tema Automação, as restrições trazidas pela Covid 19, somado o aumento no consumo doméstico, trouxeram um desafio muito grande nas empresas para se adequarem à essa nova realidade, tornando a automação de máquinas e processos um diferencial para uma indústria se destacar no atual cenário.

Olhando para o futuro, quais são as tendências mais expressivas para a área de Automação Industrial, no que diz respeito a tecnologias, produtos e soluções (por exemplo, convergência TI/TO, Indústria 4.0, cibersegurança, IoT, transformação digital, robótica, outras)? Detalhe cada uma delas.
Creio que todas as disciplinas acima citadas são de sumo interesse das indústrias em investir em novas tecnologias habilitadoras da nova indústria 4.0:

Convergência TI/TO e Cibersegurança – Para aqueles que, assim como eu, já vivem há um bom tempo parte da história da Automação, a convergência já ocorreu há muito tempo; porém, hoje parte do desafio é aprimorar as ferramentas de aquisição e troca de dados existentes, bem como desenvolver novos produtos, mantendo a robustez dos meios físicos para garantir que se tenha redes confiáveis e processos seguros. As demandas geradas pelas equipes de Marketing de nossos clientes e depois refletidas na produção durante o processamento e execução das ordens, refletem em nosso trabalho de Automação. Aqui na Delta o investimento em tecnologias inovadoras é uma realidade e parte do nosso plano de desenvolvimento.

Indústria 4.0 e IoT – São duas disciplinas que estão intrinsicamente ligadas e que estão em estágios diferentes, dependendo do mercado de atuação. Assim, há uma tendência muito positiva para demandas de equipamentos e serviços de soluções que integrem o ecossistema produtivo das empresas.

Transformação Digital
– A Transformação Digital já é uma grande realidade nos ambientes corporativos financeiros, transações comerciais, dentre outros. No ambiente produtivo e industrial existem muitas demandas e oportunidades sendo geradas, as quais irão impactar muito positivamente empresas com capacidade técnica de suportar as necessidades, sejam elas de hardware, quanto de software e serviços. Hoje temos sistemas e produtos que atendem a essa transformação e que integram o meio físico com o cibernético.

Robótica – Este é um mercado que está sempre em transformação, iniciando sua trajetória com células robotizadas já na indústria tradicional e consolidada; contudo, deixou de ser demanda exclusiva da cadeia automobilística e passou a ser uma demanda dos mais diversos segmentos. Bons negócios que estavam sendo trabalhados como médio e longo prazo, tiveram seu ciclo de fechamentos acelerados durante 2020 devido à necessidade da rápida disponibilidade de se produzir, mais e melhor.

A Delta estabeleceu uma nova visão corporativa de realizar negócios e melhor atender seus clientes?  Quais foram essas readequações e porque foram implementadas?
A Delta é uma empresa que tem sua origem em Taiwan e hoje está presente em todos os grandes centros comerciais e industriais do mundo. Na América do Sul, nosso grande investimento foi em nossa nova fábrica em São José dos Campos, inaugurada em janeiro de 2019, onde concentramos nossas operações de Automação Industrial, Telecom, Soluções de Storage de Energia e Energias Renováveis. Essa estrutura foi criada com o objetivo de suportar nossos clientes e mercado, a fim de expandir nossos negócios com qualidade e bons serviços. A Delta Electronics Brasil (DEB), estrategicamente localizada na cidade de São José dos Campos, SP, possui uma área total de 72.000 m², oferecendo estrutura completa para atender toda a América do Sul.

Quais sãs as inovações da Delta em produtos e soluções para a área de Automação Industrial, nas quais a empresa aposta para atender o mercado brasileiro?
A Delta está em constante transformação e em busca de melhores produtos de Automação para um mundo em mudança. Esse é o nosso slogan, baseado nos pilares do triângulo da Delta: Inovação, Qualidade, Agilidade e Trabalho em Equipe. Como um portfólio extenso em Automação Industrial, a Delta traz inovações de produtos de movimentação com novas tecnologias para inversores de frequência e servo-acionamento com melhores controle, posicionamento e gestão de economia energia; CLPs com alta performance usando processador de alta performance com desenvolvimento próprio; IHMs de alta resolução que atendem as novas tendências de interface e conectividade de máquinas. Introduzimos também em nosso mercado brasileiro produtos e novas tecnologias que convergem aos pilares da indústria 4.0, como nossas soluções de Industrial Ethernet Solutions, utilizando uma plataforma em nuvem DiaCloud gratuita, e roteadores IoT com tecnologias 4G e Internet cabeada com certificação Anatel, para conectar e transformar o processo produtivo para a nova indústria em transformação. Ainda em 2020 a Delta anunciou a aquisição da empresa Trihedral Engineering Limited, que desenvolve sistemas SCADA e IIoT, sediada no Canadá, desenvolvendo sistemas como o software chamado VTScada com uma presença consolidada no setor industrial americano e canadense. Apenas como informativo, temos o orgulho de anunciar que a VTScada ganhou o prestigioso prêmio CFE Media and Technology Control Engineering 2021 Engineers' Choice na categoria “Software HMI”!

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP