www.engenharia-brasil.com
FPT Industrial

UMA NOVA FROTA QUE TRANSPORTA ATÉ O MAR. A FPT INDUSTRIAL COMPLETA SEU AMPLO LEQUE DE MOTORES MARÍTIMOS EM CONFORMIDADE COM STAGE V COM O LANÇAMENTO DE UM NOVO MODELO E DAS CONFIGURAÇÕES DE REFRIGERAÇÃO DE QUILHAS

Através de um lançamento digital global denominado "Marine Virtual Experience", a FPT Industrial apresentou sua nova expansão da linha de motores marítimos para aplicações de lazer e comerciais, especificamente ajustados para atender aos requisitos de mais clientes.


O aspecto fundamental do lançamento foi a apresentação do novo C90 170 Stage V dedicado a missões de grande resistência e que possui um mapa de combustível otimizado que evita a necessidade de um sistema de pós-tratamento à base de ureia. O outro ponto de destaque foi a apresentação do sistema de refrigeração de quilhas, uma solução para refrigerar com eficácia motores que operam em águas arenosas, lamacentas e rasas sem o risco de obstruir os filtros e danificar as bombas de água salgada.


UMA NOVA FROTA QUE TRANSPORTA ATÉ O MAR. A FPT INDUSTRIAL COMPLETA SEU AMPLO LEQUE DE MOTORES MARÍTIMOS EM CONFORMIDADE COM STAGE V COM O LANÇAMENTO DE UM NOVO MODELO E DAS CONFIGURAÇÕES DE REFRIGERAÇÃO DE QUILHAS
O C90 170 Stage V da FPT Industrial

Com a mais recente adição do C90 170 Stage V, a FPT Industrial amplia ainda mais a sua oferta marítima global, que inclui 8 modelos e potências de 85 CV até 1000 CV, após a revisão da linha marítima, iniciada e implementada desde 2020.

Esta unidade de potência é customizada para as missões comerciais de maior resistência e oferece um motor de 170 CV a 2000 rpm e torque de 1.105 Nm a 1000 rpm. Suas aplicações incluem embarcações de transporte de passageiros, carga ou equipamentos flutuantes, rebocadores, barcos de pesca de arrasto e dragas que operam principalmente em rios e lagos, bem como em cidades e áreas restritas na Europa.

A fim de cumprir as rigorosas exigências do padrão Stage V, a FPT Industrial escolheu um outro caminho. Em vez de confiar no sistema de pós-tratamento à base de ureia, a marca optou por se concentrar na otimização do mapa de combustível. O resultado foi uma redução de 30% nas emissões de HC, NOx e partículas em relação à versão anterior e, além disso, uma significativa contenção do custo total de propriedade. O alto nível geral de sustentabilidade da nova unidade de potência é confirmado também pela adoção de um sistema específico de retenção de óleo que evita a combustão do óleo de lubrificação das válvulas com uma redução substancial da fumaça visível. O C90 170 Stage V conta com homologações emitidas pelas principais autoridades regulatórias internacionais e amplia a linha de motores Stage V da FPT Industrial, que inclui agora um amplo leque de cilindradas de 4 a 9 litros e oferece aos clientes uma das opções de escolha mais vastas do mercado.

O N40 170 Stage V representou a primeira etapa da expansão da linha marítima da FPT Industrial. Em sua configuração padrão, foi desenvolvido para fornecer até 250 CV a 2.800 rpm para barcos recreativos europeus e, nessa configuração específica, está em conformidade com os padrões de emissão mais rigorosos, como o Stage V para embarcações de vias navegáveis interiores (IWV).

Aplicações comerciais leves e recreativas nos mercados norte-americano e europeu são o alvo do motor N67 450 N da marca. Ele oferece 450 CV a 3000 rpm e um torque de 1305 Nm a 1800 rpm. O N67 450 N está em conformidade com os regulamentos de emissões da EPA e da IMO e apresenta melhores refrigeração e injeção em temperaturas frias. Uma evolução da família NEF marítima da FPT, este motor apresenta uma versatilidade notável, satisfazendo as necessidades de potência de um amplo e crescente leque de barcos e embarcações, incluindo a categoria muito popular de cruzeiros e iates de até 12 metros, pequenas balsas, barcos militares e policiais, barcos de busca e resgate e barcos leves de pesca. Com os mesmos avanços tecnológicos, este modelo também foi lançado no mercado europeu como N67 170, com uma potência de 170 CV a 2300 rpm e compatível com o Stage V para IWV.

O segundo grande ponto de destaque da "Marine Virtual Experience" da FPT Industrial foi a apresentação do sistema de refrigeração de quilhas adotado nos N40 250 E, N67 450 N e N67 570 EVO. Através de uma completa reformulação do layout dos motores, este sistema de refrigeração específico revela a atenção da marca às necessidades dos clientes que operam em águas barrentas e rasas que pretendem evitar problemas contínuos relacionados com os circuitos de água salgada.


UMA NOVA FROTA QUE TRANSPORTA ATÉ O MAR. A FPT INDUSTRIAL COMPLETA SEU AMPLO LEQUE DE MOTORES MARÍTIMOS EM CONFORMIDADE COM STAGE V COM O LANÇAMENTO DE UM NOVO MODELO E DAS CONFIGURAÇÕES DE REFRIGERAÇÃO DE QUILHAS
A configuração de refrigeração de quilhas do N40 250 E da FPT Industrial


UMA NOVA FROTA QUE TRANSPORTA ATÉ O MAR. A FPT INDUSTRIAL COMPLETA SEU AMPLO LEQUE DE MOTORES MARÍTIMOS EM CONFORMIDADE COM STAGE V COM O LANÇAMENTO DE UM NOVO MODELO E DAS CONFIGURAÇÕES DE REFRIGERAÇÃO DE QUILHAS

A configuração de refrigeração de quilhas do N67 570 E da FPT Industrial


UMA NOVA FROTA QUE TRANSPORTA ATÉ O MAR. A FPT INDUSTRIAL COMPLETA SEU AMPLO LEQUE DE MOTORES MARÍTIMOS EM CONFORMIDADE COM STAGE V COM O LANÇAMENTO DE UM NOVO MODELO E DAS CONFIGURAÇÕES DE REFRIGERAÇÃO DE QUILHAS
A configuração de refrigeração de quilhas do N67 450 N da FPT Industrial


Graças ao seu posicionamento ao longo da quilha ou incorporado no próprio casco, portanto em constante contato com a água, o sistema pode transferir calor de maneira eficiente entre o líquido refrigerante e a água, sem que haja a necessidade de circular água salgada para dentro do motor.

Os principais benefícios incluem a proteção do motor contra a corrosão por água salgada, impedimento da obstrução contínua do filtro da água salgada e danos frequentes no rotor de água salgada. Rebocadores, empurradores e embarcações de pesca comercial transportáveis que operam em águas barrentas, vias navegáveis interiores e portos tirarão grandes vantagens deste sistema que também pode ser usado para cascos de deslocamento e barcos de pesca de alto desempenho.

O evento deu à FPT Industrial a oportunidade de apresentar o vídeo do protótipo de configuração marítima do Cursor X. Outro elemento para reforçar o foco da empresa na propulsão alternativa. Para ver o vídeo, clique aqui.

"«Faça algo para amanhã começando hoje»: este é o espírito que sempre impulsionou a nossa marca", afirma Fabio Rigon, Vice-Presidente da FPT Industrial para a Europa. Fabio Rigon, FPT Industrial Vice President Europe. "E isso tem nos levado a expandir nosso portfólio de produtos com a introdução de novos motores marítimos sustentáveis, juntamente com tecnologias específicas, tais como o sistema de refrigeração de quilhas destinado a atender às necessidades dos operadores em condições particulares e adversas. É isso que queremos dizer quando afirmamos que gostamos de ser os melhores no serviço que prestamos aos nossos clientes."

"Na FPT, um dos nossos lemas é: «Você fala e nós escutamos», porque queremos estar próximos dos nossos clientes, proporcionando-lhes a melhor solução comercial possível. Além disso, aproveitamos uma estratégia de foco no cliente, oferecendo serviços que visam deixar nossos clientes satisfeitos e confortáveis conosco", acrescenta Guglielmo Tummarello, Diretor do Segmento Marítimo da FPT Industrial. "Os produtos marítimos da FPT Industrial, incluindo os mais recentes, são concebidos e desenvolvidos para oferecer a combinação perfeita de desempenho, eficiência e confiabilidade."

"Oferecemos aos clientes soluções customizadas que atendem às suas necessidades", afirma Braden Cammauf, Diretor da marca Nafta da FPT Industrial. "Com o sistema de refrigeração de quilhas, estamos preparados para apoiar quem trabalha em águas arenosas, lamacentas ou rasas com os serviços mais atualizados e competitivos."

C90 170 Stage V
Arquitetura:                              6 cilindros em linha
Sistema de injeção:                 Common Rail
Gerenciamento do ar:             TCA
Válvulas por cilindro:               4
Cilindrada:                               8,7 l
Diâmetro x curso:                   117 x 135 mm
Potência nominal máx.:          125 kW / 170 CV
Torque máx.:                          1.105 Nm a 1.000 rpm
Peso em seco:                        950 Kg
Dimensões (C/L/A):                1.700 x 870 x 970 mm
Sistema de refrigeração:        Líquido

Especificações do N40 170 Stage V
Arquitetura:                           4 cilindros em linha
Sistema de injeção:              Common Rail
Gerenciamento do ar:           TCA
Válvulas por cilindro:            4
Cilindrada:                             3,9 l
Diâmetro x curso:                 102 x 120 mm
Potência nominal máx.:        125 kW / 170 CV a 2.800 rpm
Torque máx.:                        566 Nm a 1.900 rpm
Peso em seco:                     490 Kg
Dimensões (C/L/A):              850 x 708 x 785 mm
Sistema de refrigeração:      Líquido

Especificações do N67 450 N
Arquitetura:                          6 cilindros em linha
Sistema de injeção:             Common Rail
Gerenciamento do ar:         Válvula Wastegate Turbocharger + Aftercooler
Válvulas por cilindro:           4
Cilindrada:                           6.7 l
Diâmetro x curso:                104 x 132 mm
Potência nominal máx.:       331 kW / 450 CV a 3.000 rpm
Torque máx.:                        1.305 Nm a 1.800 rpm
Peso em seco:                    600 kg
Dimensões (C/L/A):            1.089 x 724 x 788 mm

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP