www.engenharia-brasil.com
Schneider Electric News

Schneider Electric anuncia nova tecnologia embarcada em seus inversores

Produtos foram desenvolvidos para oferecer benefícios de Industrial internet of things (IioT).v

Schneider Electric anuncia nova tecnologia embarcada em seus inversores

A Schneider Electric apresenta nova tecnologia embarcada em seus inversores de frequência. A ação faz parte da estratégia da empresa de realizar investimentos contínuos em produtos e, assim, atender às necessidades dos clientes.

As famílias de produtos do Ativar Process e Altivar Machine de inversores de frequência fazem parte da nova geração desenvolvida para entregar os benefícios de Industrial internet of things (IioT). Com isso, o dispositivo conectado e inteligente é capaz de adquirir informações e disponibilizá-las para qualquer nível dentro de uma indústria. O inversor de frequência da Schneider Electric pode reduzir o custo total de propriedade, aumentar a eficiência e reduzir o consumo de energia.

Com esses produtos, a empresa apresenta o novo algoritmo de controle – o controle vetorial adaptativo em cascata (em inglês, adaptive cascade vector control) –, uma patente adquirida para a inovação no aumento da performance no controle de motor que estima a saturação de sua magnetização. Essa nova forma de controle está presente em toda a família do ATV900/ATV340.

Inovação em produtos

Inversores de frequência embarcam algoritmos avançados para controlar motores elétricos e conectá-los ao mundo digital. Algoritmos de controle mecânico têm como objetivo regular a velocidade do motor até uma referência por meio do cálculo do seu torque. Já o objetivo dos algoritmos de controle elétrico é fornecer o torque preciso para o rotor e, assim, otimizar o consumo de energia. Existe um grau de liberdade em virtude da magnetização do motor. Um dos fatores mais importantes é sua curva de saturação magnética. Saber exatamente os parâmetros do motor – e, em particular, a curva de saturação magnética – melhora o comportamento estático e dinâmico do rotor e reduz o consumo de energia do motor assíncrono.

Como essas informações não estão disponíveis no datasheet do motor, o inversor de frequência pode estimar esses valores. Há alguns métodos para a identificação desses parâmetros de maneira estática, porém dependem da precisão de medição da resistência do estator. Outros métodos em movimento existem, mas, obrigatoriamente, necessitam que o motor esteja desconectado da carga.

Adaptativo e cascata

O novo algoritmo implementado melhora a performance do motor com a alimentação da tensão/velocidade medida com um modelo estimativo mais eficiente.

O inversor de frequência é desenvolvido com diferentes tempos de processamento e em diferentes escalas. Com essa amostragem mais rápida, é possível otimizar a performance e obter mais precisão na estimativa da indutância no fluxo magnético do rotor.

Desafio


O novo método identifica os parâmetros de saturação magnética em rotação com o controle mecânico da carga. Durante o procedimento, o fluxo e o torque são desacoplados pelo algoritmo de controle e a identificação do torque máximo pode ser feita sem desacoplar a carga do motor. A curva de saturação é identificada variando a corrente de magnetização entre os valores mínimos e máximos possíveis dentro das limitações de torque da carga. Várias iterações podem ser feitas para alcançar o melhor resultado possível. O método é simples, robusto e fácil de implementar em um inversor de frequência. A medição só deve ser feita durante o comissionamento.

Benefícios

Com a abordagem patenteada do “autotuning magnético”, a curva de saturação pode ser estimada em rotação e entregar ao inversor de frequência o melhor modelo de motor possível. A consequência disso é o aumento da performance de soluções existentes em cargas altamente dinâmicas e um consumo de energia otimizado.

Com esse novo método, o inversor de frequência fará uma estimativa mais precisa dos parâmetros do motor, o que trará benefícios ao seu controle:

• Melhor performance dinâmica e estática, especialmente em altas velocidades e altos torques.

• Melhor controle do torque em todo o intervalo de operação do motor.

• Otimização no consumo de energia.

Otimização do controle de torque

Erro nominal de até 0.5% e 25 p.p. em precisão, quando comparado com métodos de controle tradicionais.

A redução do Capex e com custo de material pela melhor limitação de torque e melhor precisão do controle do torque trará os seguintes benefícios:

• Melhora na qualidade dos produtos de até 5% na produção.

• Redução do tempo de comissionamento de até 10% em campo com um desempenho mais estável do motor e do sistema.

• Redução de perda de matéria-prima em até 5% durante a produção.

• Redução do custo de instalação de até 10% pela retirada de sensores e controladores adicionais.

Redução do Opex e de possíveis manutenções com uma performance mais estável e mais suave:

• Menor vibração mecânica em decorrência das respostas mais controladas.

• Redução no consumo de energia em razão da estabilidade do motor.

• Aumento da vida útil das partes mecânicas.

Resposta dinâmica

O tempo de subida pode ser menor do que 1 m/s, o que é 40% superior aos métodos tradicionais de mercado.

Alcançar o regime permanente mais rápido, independentemente da carga.

• Otimização da performance dinâmica da máquina para aplicações como transporte de material e processos de fabricação metal-mecânico que necessitem de respostas rápidas para melhorar o processo de manufatura, trazendo mais eficiência e flexibilidade.

Performance do torque otimizada em altas velocidades.

• Mesmo na região de enfraquecimento do campo magnético, é possível aumentar a produtividade da máquina sem a necessidade de aumentar o calibre do inversor de frequência. Um intervalo de operação maior estará à disposição de fabricantes de máquinas.

Intervalo de operação de velocidade/torque ampliado.

• Otimizar o intervalo de operação das máquinas sem investimento adicional, trazendo mais opções para os fabricantes de máquinas em seus produtos.

Para saber mais, acesse www.se.com/br/drives, o canal no YouTube Schneider Electric Brasil - YouTube ou o Home - Blog da Schneider Electric.
www.se.com
 

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 15 mil seguidores do IMP