www.engenharia-brasil.com
MEDIAWORLD

EMERSON APRESENTA O PRIMEIRO SISTEMA DE VÁLVULAS PNEUMÁTICAS COM CONECTIVIDADE WIRELESS INCORPORADA DO SETOR

Novo módulo de recuperação automática facilita comissionamento e configuração de sistemas de válvulas.

EMERSON APRESENTA O PRIMEIRO SISTEMA DE VÁLVULAS PNEUMÁTICAS COM CONECTIVIDADE WIRELESS INCORPORADA DO SETOR

A Emerson apresentou um módulo de recuperação automática (ARM) wireless para a plataforma fieldbus eletrônica AVENTICS G3 que ajuda técnicos a comissionar e diagnosticar sistemas de válvulas pneumáticas de um telefone celular, tablet ou laptop.
"A plataforma fieldbus AVENTICS G3 é a primeira do setor a oferecer a tecnologia wireless, que põe a configuração e o diagnóstico de sistemas de válvulas na ponta dos dedos do engenheiro de controle", afirma Enrico De Carolis, vice-presidente de tecnologia global, controle de fluidos e pneumática da Emerson. "Essa oferta intensifica nossa missão de ajudar os fabricantes a reduzirem o tempo de parada da produção e a simplificarem o comissionamento de sistemas de válvulas. Ela também cria um caminho para o uso de diagnósticos e prognósticos em análises e amplia nossas ofertas de dispositivos inteligentes com recursos de IIoT".

O novo módulo ARM wireless e a plataforma fieldbus AVENTICS G3 são ideais para aplicações de sistemas de válvulas pneumáticas nas indústrias automotiva, de alimentos e bebidas, pneus, embalagens e metalúrgicas.

O módulo ARM wireless facilita o acesso aos recursos de comissionamento e diagnóstico da plataforma fieldbus AVENTICS G3 por meio de um ponto de acesso Wi-Fi interno e de um site móvel — mesmo quando o sistema de válvulas está localizado dentro de uma máquina ou em um telhado. Ele oferece os benefícios visuais de uma interface homem-máquina (IHM) cabeada com menos custos e mais flexibilidade. O módulo ARM wireless gera notificações de erro de alarme, nível de tensão, curto-circuito, bem como de erros de módulo, de carga aberta e de distribuição para reduzir o tempo de parada do sistema.

O dispositivo tem uma pegada pequena que se conecta com facilidade à plataforma fieldbus AVENTICS G3 no espaço de um clipe de jumper. Ele tem três configurações de potência para sinais de curta, média e longa distância, o que garante acesso seguro aos dados — independentemente de onde o sistema de válvulas está instalado. Entre os outros benefícios de segurança estão o sinal wireless que pode ser desligado durante a configuração, diversas opções de senha e informações de diagnóstico e comissionamento fornecidas sem recurso de controle.

O módulo ARM wireless é compatível com protocolos Ethernet/IP DLR e PROFINET. Futuras versões terão mais protocolos.

O módulo ARM wireless também protege as informações de configuração da plataforma fieldbus AVENTICS G3 contra falhas críticas, inclusive todos os parâmetros configuráveis do módulo de E/S anexado e de nó.

A Emerson também lançou um clipe de ARM aprimorado para a plataforma fieldbus AVENTICS G3 que é compatível com ARMs e plataformas fieldbus G3 anteriores. O clipe de ARM melhora a confiabilidade do sistema ao proteger as informações de configuração de falhas críticas do sistema de válvulas.

Os parâmetros e as configurações eletrônicos da plataforma fieldbus AVENTICS G3 são armazenados automaticamente na memória não volátil do ARM e, então, o ARM é desconectado da energia automaticamente para garantir que as informações armazenadas não sejam apagadas durante um pico de energia ou falha crítica. "Um nó de comunicação fieldbus G3 de substituição pode fazer o download dos parâmetros necessários automaticamente do módulo ARM", ressalta De Carolis. "Isso permite que o sistema de válvulas e a linha de produção retomem a operação com rapidez sem que o engenheiro de controle precise refazer o comissionamento, o que oferece um recurso 'plug and play' de verdade."

O módulo ARM compacto é fácil de instalar no espaço de um clipe de jumper da plataforma fieldbus AVENTICS G3, sem necessidade de alterar a montagem.

www.Emerson.com/AVENTICS

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP