www.engenharia-brasil.com
MEDIAWORLD

FLUKE ANUNCIA NOVO IMAGEADOR ACÚSTICO AO MERCADO BRASILEIRO

O novo Imageador Acústico de Precisão Fluke ii910 detecta descargas parciais e identifica vazamentos de ar comprimido, gases e vácuo com maior sensibilidade.

FLUKE ANUNCIA NOVO IMAGEADOR ACÚSTICO AO MERCADO BRASILEIRO

A Fluke Corporation, líder global em tecnologia portátil de teste e medição eletrônica, acaba de anunciar ao mercado brasileiro o novo Imageador Acústico de Precisão Fluke ii910. O equipamento faz parte da linha de geradores de imagens ultrassônicos da série ii900, os quais permitem a inspeção em busca de vazamentos em linhas de gases e ar comprimido, tanques, mangueiras, adaptadores, conexões e, agora, em sistemas de alta e média tensão em geração, transmissão e distribuição de energia. Através da sua matriz acústica integrada, composta por microfones de alta sensibilidade, o ii910 identifica o ruído ultrassônico gerado por descargas parciais e vazamentos, gerando um espectro de níveis de decibéis por faixa de frequência, e com base em um algoritmo único calcula uma imagem de som, conhecida como SoundMap, que indica visualmente ao local da origem sonora, que é sobreposta em uma imagem visual.

O novo equipamento permite a detecção e classificação de descargas parciais a uma distância de até 120 metros. A operação portátil do robusto Fluke ii910 significa que os problemas podem ser identificados a uma distância segura, sem a necessidade de cabos ou acessórios pesados. Sendo assim, as equipes podem inspecionar com segurança, minimizando os riscos de falhas, reduzindo interrupções. Além disso, ele também oferece maior sensibilidade para detectar vazamentos ao longo de sistemas de ar comprimido, gases e vácuo, reduzindo os gastos energéticos com vazamentos e a inatividade decorrente de falhas nesses sistemas, além de potenciais aumentos de produtividade com o pleno funcionamento da linha.

De acordo com o Gerente de Produtos da Fluke, Carlos Rubim, a operação do equipamento através de interface de usuário intuitiva na tela de sete polegadas, agora permite que inspeções em sistemas de geração, transmissão e distribuição em média e alta tensão tenham maior regularidade e, consequentemente, menor susceptibilidade a imprevistos e falhas catastróficas. “A detecção de descargas parciais ou verificação de vazamentos pode ser realizada como parte da rotina de manutenção regular, o imageador acústico portátil permite que os usuários identifiquem de forma rápida e visual a localização de falhas a uma distância segura e registrem dados visuais para análise e reporte posterior”, explica o engenheiro eletricista.

Recursos
O Fluke ii910 dispõe de uma tela touchscreen capacitiva LCD de sete polegadas que sobrepõe o SoundMapTM – uma representação visual do posicionamento exato da origem do ruído – em uma imagem visual para identificação rápida de descargas parciais ou vazamentos nas frequências de 2kHz a 100 kHz. A matriz de microfones integrada converte sinais de ultrassom em imagens visuais claras na vívida tela LCD. Os dados capturados podem ser transferidos por meio de cabo USB direto para um computador. A seguir, os arquivos são carregados na plataforma de relatórios baseada em machine learning PDQ ModeTM que fornecerá os insights mais importantes sobre as descargas, incluindo a identificação do tipo de descarga, indicando a gravidade relativa e, portanto, priorizando seus reparos. Também baseado em inteligência artificial e aprendizado de máquina, o software de relatórios LeakQTM permite a priorização da correção de vazamentos através da quantificação financeira de cada um deles.

Além do mais, a interface direta e intuitiva permite que os técnicos isolem a frequência do som do vazamento e filtrem o ruído de fundo mesmo nos ambientes mais ruidosos de trabalho. Outro recurso de destaque do ii910 é a sua capacidade de armazenamento, já que o equipamento oferece gravação de vídeo de até 5 minutos e arquiva em sua memória até 999 imagens e 20 vídeos, além de oferecer por padrão duas baterias com duração de pelo menos 6 horas cada.

Tecnologia inovadora
Para Rubim, o impacto de um corte de energia como resultado direto ou indireto da descarga parcial ou de corona é significativo na sociedade e na economia, o que pode custar às empresas milhões de reais e possivelmente colocar as pessoas em perigo. “O objetivo da Fluke com o ii910 é ajudar a localizar as descargas parciais antes que elas se tornem problemas, evitando essas interrupções, reduzindo os cortes de energia e aumentando o tempo de atividade”, declara.

https://www.fluke.com/pt-br

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP