www.engenharia-brasil.com
Dormer Pramet

Fornecendo ferramentas standard para a indústria ferroviária

Ferramentas de corte focadas no segmento ferroviário podem muitas vezes ser complexas devido ao requisito específico necessário para usinar um determinado componente de maneira eficiente e altamente confiável.

Fornecendo ferramentas standard para a indústria ferroviária

Em muitas aplicações, a maioria das ferramentas de corte para a indústria ferroviária são classificadas como “especiais”, projetadas com o cliente e a operação em mente. Mas nem todos os produtos são assim.

Existem várias ferramentas disponíveis no portfólio padrão da Dormer Pramet que podem ser usadas para apoiar a produção de vários componentes ferroviários. A Penta HD e a Econ HN, por exemplo, são ferramentas de fresamento intercambiável da linha Pramet, que podem ser usadas para várias aplicações, incluindo chaves de usinagem, placas de base e peças de vagões, como chassis e eixos de rodas.


Fornecendo ferramentas standard para a indústria ferroviária

Usinagem de rodeiros

Rodeiros de trem são fabricados em aço ligado forjado ou fundido. Devido às cargas de trabalho, as superfícies ficam deformadas, sendo necessário o retorneamento para o constante funcionamento do sistema. Deformações e superfícies encruadas são uma constante nesse processo. O controle de cavaco é fator primordial para a segurança operacional e maior facilidade no manuseio.

O nosso portfolio padrão oferece insertos de alta performance para fabricação de rodas novas para o setor ferroviário, garantindo controle eficiente dos cavacos e alto rendimento, com vida útil prolongada e previsível garantindo maior segurança de processo. Possuímos também insertos para retorneamento de rodeiros, que oferecem maior vida útil, com quebra-cavacos que garantem controle eficiente dos cavacos, diminuindo o manuseio indesejado e a facilitando a limpeza, bem como garantindo a segurança do processo e do operador. Classes com cobertura MT-CVD de alto rendimento que geram alta produtividade, garantindo um desgaste previsível e prolongado.


Fornecendo ferramentas standard para a indústria ferroviária

Usinando chaves de mudança

A usinagem de trilhos e chaves de mudança é um desafio constante devido aos longos balanços e comprimentos usinados. Além disso, o próprio material com aços extremamente ligados, com altos teores de manganês dificultam a usinabilidade. As fresas helicoidais tipo abacaxi são uma solução para esse cenário, indicadas para altas remoções de material, com insertos econômicos dupla face, sendo aplicadas no fresamento de trilhos, chaves de mudança e outros componentes de grande porte e alta remoção de material.


Fornecendo ferramentas standard para a indústria ferroviária

Penta HD

A fresa Penta HD foi desenvolvida especificamente com a usinagem de chaves de mudança em mente. Permitindo que os operadores utilizem toda a potência de suas máquinas, a Penta HD com pastilha PNMU é ideal para operações de desbaste pesado em uma variedade de materiais, incluindo aços, aços inoxidáveis e ferro fundido.

Oferecendo até 10 mm de profundidade de corte e uma taxa de avanço de 0,7 mm por dente, a linha permite altas taxas de remoção de material e de produtividade. Seu projeto de inserto dupla face com dez arestas de corte tem um comprimento de 100 mm, com cada aresta numerada para facilitar a troca.

Em um exemplo de teste recente, o Penta HD com insertos PNMU, quebra-cavacos M e classe M8345 foi capaz de usinar 4.600 mm de esteira em 39 minutos, com uma velocidade de corte de 70 m/min, uma taxa de avanço de 0,33 mm/dente e uma profundidade axial de corte (ap) em 7 mm.

Outro recurso importante do Penta HD é o uso do sistema de tecnologia Sidelok patenteado da Dormer Pramet, que fornece fixação e liberação rápida e fácil dos insertos. Com um grande parafuso de retenção permanentemente permanecendo no corpo da fresa, os insertos podem ser trocados rapidamente, permitindo mais tempo de máquina e aumentando ainda mais a produtividade.


Fornecendo ferramentas standard para a indústria ferroviária

Econ HN

As operações ferroviárias adicionais em que as ferramentas standard podem ser usadas incluem a usinagem de placas de base - o elemento de conexão que garante que o trilho seja preso com segurança à amarração ou dormente. Além disso, os eixos do conjunto de rodas, os conectores do freio, os apoios da viga e as estruturas do vagão, todos requerem usinagem para entrar em forma.

Para todas essas aplicações, os clientes exigem alta produtividade e, ao mesmo tempo, respeitam as limitações de produção e materiais específicos. Em qualquer usinagem inicial, as fresas de faceamento são geralmente as ferramentas mais adequadas. Isso permite a remoção de grandes quantidades de metal e cria uma superfície com uma base lisa e plana, antes que um formato específico possa ser executado para conectividade com outros componentes.

Ao usinar a parte inferior das placas de base, por exemplo, são frequentemente utilizadas fresas de facear com diâmetros de até 160 mm. A linha Pramet Econ HN oferece uma fresa de faceamento de 45 °, que está disponível de 25 a 315 mm de diâmetro e inclui os insertos HNGX 06 e HNGX 09.

Projetada para gerar melhor qualidade de superfície, essa gama intercambiável pode executar tanto desbaste (até 6 mm de profundidade de corte), até acabamento (até 1 mm de profundidade de corte). Seus insertos possuem 12 arestas de corte, com opção Wiper para melhor acabamento superficial e são ideais para usinagem de ferro fundido, bem como aços.

Alta densidade do inserto para alta produtividade e vida útil mais longa da ferramenta, significa que forças de corte mais baixas são necessárias. Além disso, um passo de dente diferencial e uma geometria exclusiva (F, M ou R) para cada operação, do acabamento ao desbaste, junto com um suprimento interno de refrigeração, fornecem alta precisão da ferramenta e funcionamento silencioso.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP