www.engenharia-brasil.com
MEDIAWORLD

TOLEDO DO BRASIL FORNECE SOLUÇÃO DE PESAGEM PARA AUTOMAÇÃO DA COOXUPÉ

A precisão na pesagem em todo o processo é fundamental para o bom desempenho das atividades da cooperativa.

TOLEDO DO BRASIL FORNECE SOLUÇÃO DE PESAGEM PARA AUTOMAÇÃO DA COOXUPÉ

Localizada no sudeste de Minas Gerais, a Cooxupé – Cooperativa Regional dos Cafeicultores em Guaxupé – descobriu na mecanização e na automação o caminho para figurar no ranking das maiores associações do mundo. Para se ter ideia da representatividade da Cooxupé para o mercado nacional, Minas Gerais é o maior produtor de café do País, sendo que cerca de 20% de sua safra vem dos mais de 15 mil produtores da cooperativa distribuídos em mais de 200 municípios.

Ao longo de 88 anos de experiência e grande exportadora desde 1959, a Cooxupé sempre esteve atenta à evolução de seus processos, deixando no passado remoto a antiga forma de recebimento da mercadoria em sacos de café. “Hoje em dia, o café é entregue em moegas, ou seja, estruturas empregadas para recepção de produto a granel, sendo o produto posteriormente colocado em big bags de 1.200 kg, armazenados em silos e depois disponibilizados para a indústria”, descreve Tales Silva Costa, gerente de Operações da Cooxupé.


TOLEDO DO BRASIL FORNECE SOLUÇÃO DE PESAGEM PARA AUTOMAÇÃO DA COOXUPÉ

Segundo Jurandir Castilho Junior, do departamento comercial da Toledo do Brasil, empresa líder em soluções de pesagem e gerenciamento de informações, a Cooxupé sempre teve a necessidade de ter equipamentos robustos e com precisão, de modo atender o recebimento, o escoamento da produção e expedição com maior rapidez, sem perder a precisão. “Como a precisão da pesagem é fundamental na operação, a Cooxupé mantém em todo os seus processos o sistema eletrônico de pesagem de fluxo da Toledo do Brasil, denominado Tolflux”, afirma Castilho Junior, destacando que há mais de 30 anos a Toledo do Brasil desenvolve soluções de pesagem para a cooperativa.

O gerente Operações da Cooxupé explica que “graças a esse moderno sistema de pesagem sabemos da não ocorrência de quebra na ordem de produção. Se, realmente, a quantidade de café que está sendo depositada no container é aquela comprada dos nossos clientes. Se o café que recebemos dos cooperados é aquele que foi pesado em nossas balanças rodoviárias. Enfim, o Tolflux garante a confiabilidade nos nossos processos”.


TOLEDO DO BRASIL FORNECE SOLUÇÃO DE PESAGEM PARA AUTOMAÇÃO DA COOXUPÉ

Ainda segundo Costa, quando a cooperativa decidiu armazenar o café em bags (90% da produção) adquiriu os Tolbags da Toledo do Brasil. Os Tolbags (sistema eletrônico que pesa o café dentro dos bags) estão instalados tanto nos núcleos existentes quanto nos novos que foram construídos ou ampliados. Completam a operação, os Ensaks (sistema de enchimento de sacos), também da Toledo do Brasil, usados quando há necessidade de expedição (via granel). Na prática, os Ensaks garantem a quantidade de café (60 kg) adquirida pelos clientes da Cooxupé.

“De olho na indústria 4.0 e na logística 4.0, estamos sempre buscando tecnologia de ponta para termos uma operação eficiente, sem perder qualidade nos processos, tampouco agilidade desde o recebimento, armazenagem e movimentação”, garante Costa.
Além de garantir melhor produção e processo com a completa informação de pesagem – acrescenta Castilho Junior – “as soluções da Toledo do Brasil ainda conferem redução de mão de obra e maior segurança com equipamentos certificados com NR-12”, conclui.

www.toledobrasil.com

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP