www.engenharia-brasil.com
EPLAN

Volkswagen integra as mais recentes soluções EPLAN e Rittal

Norma VASS: agora ampliada com funcionalidade 3D e tecnologia de armários de controlo de última geração.

Volkswagen integra as mais recentes soluções EPLAN e Rittal
Andreas Bamberg: "A funcionalidade 3D adicional do EPLAN Pro Panel permite obter diretamente informações de produção para engenharia de sistemas de armários de controlo e mecanismos de comutação automatizados", afirma Andreas Bamberg, Strategic Account Manager da EPLAN.

A Volkswagen lançou recentemente a sexta geração da sua norma VASS (Volkswagen Audi Seat Skoda), que inclui uma atualização para a Versão 2.9 do EPLAN. A norma - usada em unidades de produção para modelos na plataforma MEB - também foi ampliada com funcionalidade 3D em engenharia de sistemas de mecanismos de comutação e com dados para transferências bidirecionais com ferramentas de planeamento de projetos de CLP. O novo sistema VX25 para armários de controlo da Rittal também foi integrado na norma.

A decisão da Volkswagen de começar a fornecer aos seus fornecedores dados 3D baseados no EPLAN Pro Panel nas bibliotecas da norma VASS significa que é possível representar as réplicas digitais completas de armários de controlo e os componentes instalados. Anteriormente, apenas estavam incluídas na norma representações 2D do EPLAN Electric P8. Para fornecedores, isto cria a base para dar início a expandir etapas de produção automatizadas em engenharia de sistemas de armários de controlo e mecanismos de comutação: desde maquinagem mecânica NC até montagem automatizada de terminais e processamento e suporte de cablagem. As empresa beneficiam dos modelos de design totalmente desenvolvidos fornecidos pela Volkswagen que podem ser usados como base para engenharia de sistemas, produção e colocação em funcionamento mais rápidas e de melhor qualidade.

Documentação de sistemas de fábricas uniforme
Andreas Bamberg, Strategic Account Manager da EPLAN, explica: "A funcionalidade 3D adicional do EPLAN Pro Panel permite obter diretamente informações de produção para engenharia de sistemas de armários de controlo e mecanismos de comutação automatizados. Os estúdios de engenharia beneficiam ainda das considerações integradas para verificação de colisões e dissipação de energia termoelétrica para componentes, o que permite um posicionamento otimizado nos armários e um design mais eficiente em termos energéticos para os sistemas de climatização da Rittal."
Um benefício extra: a adição de informações essenciais de tecnologia de controlo aos dados de dispositivos e projetos permite transferências de dados completamente bidirecionais entre o EPLAN (engenharia de hardware) e o Portal TIA da Siemens (planeamento de projetos de software) usando a interface AML. "Isto reduz significativamente o esforço necessário nas fases de engenharia e planeamento de sistemas, uma vez que as estruturas de hardware dos PLC, as entradas e saídas predefinidas e as topologias de barramento podem ser importadas diretamente do EPLAN, já para não falar da cablagem exata de portas", declara Bamberg. Durante operações de sistemas de fábricas e para modificações ou expansões posteriores, as informações do Portal TIA podem ser transferidas de volta para o EPLAN Project. Isto garante que a documentação de sistemas de fábricas é uniforme e isenta de erros "tal como construídos" e processos iniciais mais curtos para integração na gestão de produção digital.

Tecnologia de armários de controlo de última geração
A Rittal, com os seus armários de controlo de grandes dimensões e carcaças de pequenas dimensões, faz parte da norma empresarial da Volkswagen há vários anos, tal como a EPLAN. Conforme refere Markus Hülsmann, Global Key Account Manager Automotive da Rittal: "O atual lançamento da biblioteca VASS V6 apresenta armários de controlo de referência totalmente integrados em 3D baseados no novo sistema de armários de controlo VX25 da Rittal." Também inclui acessórios para carcaças totalmente integrados e dez variantes da estrutura de montagem AirSTREAM da empresa Friedrich Lütze que podem ser selecionados diretamente numa lista de acessórios e posicionados como uma macro completa. Hülsmann continua, "Isto reduz consideravelmente o trabalho necessário na fase de engenharia, pois é possível começar a posicionar os componentes diretamente nos armários depois de apenas alguns cliques". Os futuros lançamentos da VASS incluirão expansões das bibliotecas com as carcaças AX e KS da Rittal e os respetivos exemplos de montagem. Já estão disponíveis macros de carcaças associadas em 3D no Eplan Data Portal que podem ser usadas durante fases de design com o Pro Panel.


Volkswagen integra as mais recentes soluções EPLAN e Rittal
Markus Hülsmann: Markus Hülsmann, Global Key Account Manager Automotive da Rittal, refere: "O atual lançamento da biblioteca VASS V6 apresenta armários de controlo de referência totalmente integrados em 3D baseados no novo sistema de armários de controlo VX25 da Rittal."

O objetivo: produção digital
A produção de automóveis está a tornar-se cada vez mais desafiante, incluindo tempos de arranque ainda mais curtos, esforços de design individualizados, novas tecnologias de controlo e elevadas exigências em termos de manutenção e reparação, entre outros fatores. A Volkswagen está a trabalhar diligentemente no desenvolvimento adicional de normas de automação, que são posteriormente entregues aos fornecedores da empresa. Daniel Gräser, da Divisão Manufacturing Automation and Digital Production da Volkswagen, afirma: "Esta expansão da Norma VASS com os mais recentes aspetos do software de engenharia da EPLAN e da tecnologia de sistemas de última geração da Rittal significa que estamos a apoiar os nossos fornecedores de forma ideal no que diz respeito à concretização de processos de produção digitais e automatizados. Ao mesmo tempo, também estamos a adicionar um componente importante ao percurso que iniciámos em direção à fábrica digital". Afinal, as réplicas digitais dos armários de controlo enquanto parte dos processos constituem uma base essencial para processos operacionais e de manutenção totalmente digitais no futuro.


Volkswagen integra as mais recentes soluções EPLAN e Rittal
Daniel Gräser: "Esta expansão da Norma VASS com os mais recentes aspetos do software de engenharia da EPLAN e da tecnologia de sistemas de última geração da Rittal significa que estamos a apoiar os nossos fornecedores de forma ideal no que diz respeito à concretização de processos de produção digitais e automatizados", afirma Daniel Gräser, da Divisão Manufacturing Automation and Digital Production da Volkswagen.

Assistência técnica internacional
A EPLAN oferece aos fornecedores, desde 2018, uma Formação em VASS V6 com a duração de três dias e disponível em inglês e alemão. Esta formação estabelece as bases internacionais para o planeamento bem sucedido de projetos em conformidade com esta norma. Juntamente com datas regulares na Alemanha, também foram realizadas formações iniciais nos EUA e na China.

www.eplan-software.com/

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP