www.engenharia-brasil.com
MEDIAWORLD

BAUMER APRESENTA ENCODER ROTATIVO HEAVYDUTY POG10

A Helix é a maior montanha russa da Europa e fica no parque de diversões Liseberg, em Gotemburgo. Os encoders rotativos HeavyDuty da série POG 10, da Baumer, são utilizados para monitorar a velocidade de rotação dos impulsionadores dos seus carros. A tecnologia HeavyDuty proporciona toda a elevada precisão e constância necessárias, mesmo sob condições ambientais extremas. Ou seja, apesar da adrenalina nas alturas, os passageiros apreciam a viagem com toda a segurança e tranquilidade proporcionadas pelos produtos.

BAUMER APRESENTA ENCODER ROTATIVO HEAVYDUTY POG10

Os encoders rotativos HeavyDuty da Baumer proporcionam o máximo de fiabilidade e precisão, dando tranquilidade e segurança até mesmo aos passageiros da maior montanha russa da Europa.

O Liseberg é o maior parque de diversões da Suécia. Dentre diversas atrações eletrizantes, encontra-se a montanha-russa Helix. Seu percurso tem 1380 metros de extensão, o que faz dela a maior montanha-russa da Europa e a segunda maior do mundo. Com seis loopings e uma infinidade de emoções, seus trens atingem a marca de 90 km/h, submetendo seus passageiros a uma força cinética cinco vezes maior que o peso de seus corpos. Ela é também a primeira montanha-russa do mundo que a disponibilizar 28 assentos voltados para trás, o que aumenta ainda mais os níveis de adrenalina. Para percorrer todo o trajeto, é necessário descer os 41 metros de altura da rampa inicial. Os carros são trazidos ao ponto de partida por impulsionadores regulares e assíncronos a 315 kW. A velocidade de rotação desses impulsionadores é medida por encoders rotativos HeavyDuty POG 10 - os originais da Baumer. A estrutura da Helix fica diretamente exposta ao vento e aos fenômenos climatológicos - faça sol, faça chuva, faça frio ou faça calor. É justamente por isso que seus engenheiros optaram pelos encoders rotativos HeavyDuty da Baumer. Assim, a emoção advém unicamente das voltas e reviravoltas - e nunca de algum desastre inesperado.

Funcionar bem sempre, para salvar vidas.
O encoder rotativo incremental POG10 e o seu modelo irmão de eixo oco, o HOG10, fazem parte da diversificada família de encoders rotativos HeavyDuty da Baumer. Eles fornecem informações sobre a velocidade de rotação com constância, sendo aplicados em uma série de cenários diferentes e funcionando até mesmo nas condições mais adversas. Eles contribuem muito para acidentes serem evitados e as máquinas e as usinas ficarem sempre operacionais, além de diminuir os custos de inatividade em diversas situações. No caso da Helix, eles também contribuem em grande monta para proteger a vida humana. Afinal de contas, qualquer problema no funcionamento de uma montanha-russa seria, no mínimo, um grande transtorno aos passageiros e representaria, na pior das hipóteses, risco de morte.


BAUMER APRESENTA ENCODER ROTATIVO HEAVYDUTY POG10
A engenhosa combinação de revestimentos no eixo e no labirinto confere, aos encoders rotativos HeavyDuty da Baumer, uma proteção duradoura contra todo tipo de substância indesejada.


BAUMER APRESENTA ENCODER ROTATIVO HEAVYDUTY POG10

O eixo giratório dos encoders rotativos HeavyDuty da Baumer é dotado de mancais bilaterais. Eles lhe proporcionam uma enorme reserva de energia e uma durabilidade imbatível. Com extraordinária capacidade para forças axiais e radiais, os mancais presentes nos dois lados do eixo já mostraram toda a sua eficácia no processo de fabricação de máquinas elétricas.

A tecnologia HeavyDuty do POG10 lhe confere uma série de características que proporcionam o máximo de constância e confiabilidade, até mesmo nas mais severas condições ambientais. O seu invólucro de metal fundido, cuja estrutura resiste a torsões e apresenta paredes amplas e espessas, foi projetado para conferir grande resistência a choques e a oscilações cinéticas. Proporcionando grande capacidade para forças axiais e radiais, o disco incremental metálico e os mancais nos dois lados do eixo conferem grande longevidade e capacidade ao encoder rotativo. Para uso em espaços abertos, como é o caso das montanhas-russas, a resistência a agentes corrosivos adquire suma importância. Nesse tipo de cenário, recomenda-se utilizar os encoders rotativos HeavyDuty da categoria CX, pois eles são feitos com os materiais e revestimentos mais apropriados para o caso e atendem inclusive às diretrizes da norma EN ISO 12944. Eles podem ser utilizados com exposição à água do mar, nas regiões polares, nos trópicos e até mesmo no meio do deserto.

Como os eixos e labirintos dos encoders rotativos HeavyDuty são revestidos, eles conferem proteção duradoura e da mais alta qualidade contra todo tipo de sujeira sólida, úmida ou pastosa. Esse conceito de vedação atende aos critérios das classes de proteção IP 66 e IP 67, permitindo que o dispositivo funcione em uma ampla faixa térmica que vai até os 95 °C. Os mancais apresentam isolamento elétrico para proteger os rolamentos dos encoders rotativos contra descargas elétricas que poderiam diminuir a eficácia do material de revestimento. Esses fatores contribuem para o conjunto ser quase imune a qualquer tipo de agente agressivo, impedindo a ocorrência de acidentes e problemas nas montanhas-russas, mesmo em uso prolongado. Isso adquire ainda mais importância se levarmos em conta que a troca do equipamento é frequentemente muito custosa - não por causa do preço do equipamento em si, mas sim porque ele costuma ser empregado em pontos de difícil acesso, como acontece nas montanhas-russas.

HeavyDuty: uma abrangente garantia de desempenho.
Em tradução literal, "Heavy Duty" significa "para cargas pesadas". Para ser submetido a cargas elevadas, o equipamento não precisa apenas de proteção contra agentes externos e de um invólucro grosso e forte. Também é necessário dar atenção aos seus componentes internos. "É verdade que esses equipamentos são os elefantes entre as máquinas, sendo empregados para realizar as tarefas mais grandiosas", declara Steffen Günther, líder da unidade HeavyDuty da Baumer. "No entanto, a expressão HeavyDuty compreende uma garantia de desempenho muito mais abrangente. Ou seja, os encoders rotativos devem funcionar continuamente, mesmo em condições extremas, sem perda de acuidade de sinal. Os encoders rotativos HeavyDuty têm que apresentar nível elevado e constante de vedação, resistência e precisão".


BAUMER APRESENTA ENCODER ROTATIVO HEAVYDUTY POG10
Precisão e longevidade imbatíveis. Os encoders rotativos HeavyDuty originais da Hübner Berlin - os da série HOG10 / POG10 -, proporcionam o máximo de disponibilidade, uma longevidade imbatível e funcionam sem problemas em qualquer ambiente.

Para incrementar a proteção contra interferências e impedir o decréscimo de precisão, o equipamento conta com uma série de interruptores ópticos Opto-ASIC muito resistentes. Estes últimos proporcionam o mais elevado grau de compatibilidade eletromagnética, protegendo contra picos de energia de até 4 kV. O Enhanced Monitoring System (Sistema de Monitoramento Aprimorado, ou EMS) monitora diversos recursos dos encoders rotativos em tempo real, detectando falhas nos conectores e nos encoders com grande rapidez. Ele também repassa informações sobre as condições do encoder continuamente para os controladores e conversores, utilizando uma saída específica para tanto. Munidos da tecnologia LowHarmonics, os encoders rotativos HeavyDuty enviam sinais da mais alta qualidade SinCos. Isso proporciona um controle de qualidade extraordinário, com elevada eficiência energética e baixa geração de calor. Os transistores das saídas das ondas quadradas incrementais têm acionadores eficientes e à prova de curtos que conferem resistência a picos de energia de até 300 mA. Isso garante a qualidade dos sinais enviados até mesmo em circuitos mais extensos, de até 350 metros.

Todos esses atributos incrementam bastante a resistência e a precisão dos dispositivos, fazendo com que os visitantes da maior montanha-russa da Europa possam descer a primeira rampa com a velocidade ideal e o máximo de segurança. Isso é ótimo, pois os seus 41 metros de altura já geram adrenalina o bastante. Ninguém deseja problemas e acidentes para aumentar ainda mais a "emoção".

Baumer e Hübner Berlin são líderes mundiais dos encoders rotativos HeavyDuty
Para essa garantia de desempenho ser atendida em todos os casos, a Baumer realiza rigorosos testes padrão com a tecnologia original da Hübner Berlin. Eles compreendem uma inspeção minuciosa e completa de todo encoder rotativo HeavyDuty que sai de suas fábricas, com uma série de testes de resistência sendo realizados para garantir máxima proteção contra campos eletromagnéticos, oscilações cinéticas, choques, poeira, jatos d'água, suspensões de água salgada e vários outros fatores de risco. Os equipamentos recebem certificações de qualidade que confirmam o resultado dos testes. Ou seja, os clientes podem ter a certeza de que os encoders rotativos adquiridos nunca vão lhes deixar na mão.

Além disso, com as ofertas originais da Hübner Berlin, a Baumer se tornou líder indisputada do mercado mundial de encoders rotativos HeavyDuty, o que atesta ainda mais para a qualidade de seus produtos. A fabricante tem quase 70 anos de experiência com a fabricação dessa classe de encoders rotativos, com os encoders da série HOG10 / POG10 sendo o suprassumo do segmento há 25 anos. Trata-se de uma garantia original - frequentemente copiada, mas nunca atendida pela concorrência - de superar todos os padrões do mercado em termos de precisão, funcionalidade, durabilidade e resistência - enfim, de entregar mais utilidade ao usuário. Ou seja, é um diferencial que só pode ser alcançado com toda a experiência lograda ao longo de todas essas décadas no ramo.

Pode-se afirmar que quem anda na grande montanha-russa de Gotemburgo nem sequer chega a notar ou suspeitar de tudo isso. No entanto, os operadores do parque Liseberg só conseguem dormir com a consciência tranquila, livres de maiores "emoções", porque os produtos fornecem o máximo de resistência e precisão.

Mas o que caracteriza os encoders rotativos HeavyDuty?
A expressão "HeavyDuty" não é registrada e não representa uma norma. No entanto, a linha de produtos HOG10 / POG10 da Baumer Hübner é considerada a própria definição desse termo há 25 anos. Os atributos que a caracterizam como referência em todo o segmento são os seguintes:

  • Resistência e durabilidade mecânicas: refere-se à capacidade de resistir, por anos a fio, a grandes impactos, vibrações e forças sobre o eixo giratório
  • Vedação: proteção contra sujeira, poeira e umidade
  • Resistência à eletricidade: os componentes eletrônicos do encoder rotativo devem estar devidamente protegidos contra campos eletromagnéticos, com acionadores eficientes em suas saídas
  • Precisão: fornecimento de sinais confiável, sempre de boa qualidade, para os geradores e dispositivos poderem ser regulados e controlados com acuidade

O termo "HeavyDuty" compreende, portanto, uma abrangente garantia de desempenho. É uma promessa de que o encoder rotativo pode funcionar com constância e precisão por bastante tempo, até mesmo sob as condições mais adversas.

www.baumer.com

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP