www.engenharia-brasil.com
Norgren

Novos cilindros IVAC da Norgren oferecem aos OEM e utilizadores finais reduções drásticas na energia e custos operacionais

A Norgren, líder de mercado internacional de tecnologias de movimento pneumático e de controlo de fluidos, anunciou o lançamento de uma inovadora gama de cilindros de alto desempenho, criada para reduzir de um modo significativo, a utilização de energia e os custos operacionais para os OEM e os utilizadores finais, por via de aplicações de processamentos.

Novos cilindros IVAC da Norgren oferecem aos OEM e utilizadores finais reduções drásticas na energia e custos operacionais
O controlo pneumático convencional envolve uma disposição de válvulas ou ilhas de válvulas, atuadores, controlos e sensores de fluxos, assim como outros conectores e acessórios. Nas aplicações mais comuns, para cada função do atuador podem ser exigidos até 13 componentes diferentes. Esta complexidade revela algumas desvantagens intrínsecas e limitações no desempenho do controlo. Seguindo de perto uma colaboração feita com diversos clientes para desenvolver uma solução eficaz na resolução dessas falhas e satisfazer as exigências de cada um, a Norgren desenvolveu a IVAC (controlo integrado de atuadores e válvulas) - uma unidade integrada que fornece uma vantagem no âmbito da engenharia, ao combinar a válvula, os controlos de fluxo, o amortecimento e os sensores num único aparelho atuador.

O IVAC é um atuador otimizado em termos de peso e espaço, adequado para orifícios de vários tamanhos rondando dos 40 mm aos 80 mm, com válvulas integradas e comutadores de funcionamento magnético, para um controlo mais completo do atuador. Graças à possibilidade de poder ser adaptado ou integrado em sistemas novos, só é exigido para cada unidade uma conexão pneumática e uma conexão elétrica, eliminando assim a necessidade de recorrer a várias ilhas de válvulas, componentes, tubagens e acessórios.

Esta plataforma integrada permite diminuir de várias formas, os custos dos utilizadores. Uma vez que é muito mais fácil instalar, manter e substituir uma única unidade, o tempo e custo para uma instalação (seja ela programada ou não), manutenção e colocação em funcionamento são visivelmente reduzidos. Além disso, menos tempo de paragem é sinónimo de maior produtividade. Entretanto, a eliminação da tubagem de ar entre as válvulas e atuadores minimiza o volume "morto", reduzindo, desta forma, o consumo do ar até 50 porcento, cortando significativamente o custo do trajeto por mm, quando comparado com os sistemas pneumáticos convencionais. Para uma máquina que funcione a dois milhões de ciclos por ano, os resultados conseguidos representam uma poupança na energia suficiente para poder pagar no espaço de um ano, o custo de um IVAC . Além disso, o aparelho IVAC vem com um visual melhorado. A sua aparência bem definida e organizada torna-o mais sofisticado e, para benefício dos utilizadores finais, confere às fábricas um aspeto muito mais limpo e moderno.

Encontram-se ao dispor do cliente, um número de opções e variedades, incluindo versões de linhas de limpeza para cilindros industriais, cilindros secundários industriais e de limpeza fácil, ajudando dessa forma os OEM a cumprir mais facilmente e com custos mais eficazes os regulamentos de higiene.

Os OEM podem tirar vantagem de todos estes benefícios sem precisarem de fazer quaisquer alterações mecânicas no seu design, pois os produtos IVAC ajustam-se às dimensões dos anteriores ISO VDMA. Independentemente do protocolo utilizado, a sua conexão M12 única de entrada e saída pode ser fisicamente conetada num sistema de bus de campo.

Richard Bul da Norgren explica: “ Ao criar a gama de cilindros IVAC, o nosso principal objetivo foi garantir uma melhoria da energia sustentável singular e inovadora, a partir de uma única unidade. A unidade IVAC foi concebida para fornecer aos OEM e utilizadores finais um produto de engenharia de alto desempenho inovador e de elevada especificação. A sua ajuda nos cortes de custos de energia, instalação e consumo do ar será bastante útil, pois permitirá reduzir, em simultâneo, o tempo de paragem do estabelecimento para limpeza e manutenção.

“O design do atuador integrado é baseado numa modularidade máxima, para permitir que todos os componentes sejam facilmente montados e desmontados. Os fatores essenciais apresentados para a conexão elétrica e estatuto do conceito modular do IVAC inclui um módulo piloto especial, colocado diretamente na extremidade do cano do atuador, e a integração da interface pneumática de um sensor de posição.

Acrescenta ainda: “Evitar a contaminação é um objetivo crucial na maioria das operações de higiene e o cilindro IVAC já está a gerar um interesse considerável entre clientes potenciais, engenheiros de projetos, gestores de produção e engenheiros de manutenção da fábrica, graças a um anfitrião de aplicações, no qual a higiene não pode ser comprometida. Uma empresa emblemática que já se encontra a desfrutar da engenharia avançada proporcionada pela IVAC é a líder de mercado na produção de equipamento de processamento de barris KHS Kriftel, que instalou as unidades IVAC na sua nova linha de produtos CombiKeg."

Para mais informações, visite http://www.norgren.com/br/ivac

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP