www.engenharia-brasil.com
EPLAN

EPLAN Harness proD faz parte dos produtos desde 01/07/2012 - A EPLAN acrescenta software de cablagem à sua linha de produtos

O fornecedor de soluções EPLAN adquiriu os direitos de desenvolvimento e venda do EPLAN Harness proD, o conceituado software 3D/2D para engenharia de cablagens. O contrato entre a empresa de software Linius Technologies e a EPLAN Software & Service foi assinado a 28/06/2012. Esta aquisição permitirá à EPLAN proporcionar aos seus clientes um apoio ainda mais abrangente no que diz respeito a todos os aspetos da gestão de projetos de cabos.

EPLAN Harness proD faz parte dos produtos desde 01/07/2012 - A EPLAN acrescenta software de cablagem à sua linha de produtos
A aquisição estratégica do software EPLAN Harness proD representará um potencial considerável nos mercados nacional e internacional. Este software permitirá à EPLAN dominar novos segmentos industriais, incluindo engenharia de aparelhos, tecnologia ferroviária e de veículos especializados, aviação, telecomunicações e tecnologias médicas. Existe em simultâneo uma procura cada vez maior proveniente da sua própria base de clientes, relativamente à implementação de ligações 1:1 através de conjuntos de cabos, uma vez que o número de unidades baseadas em placas de circuitos nos armários de controlo e dispositivos está também a aumentar de forma constante. Este novo software é o complemento perfeito para o EPLAN Electric P8, a solução CAE da empresa, que já havia tratado a engenharia de fios individuais e cabos revestidos em painéis de controlo e componentes de campo. Os clientes podem beneficiar desta consistente integração de processos, na medida em que são suportadas todas as fases do processo de engenharia, desde o planeamento até à engenharia, passando pelo design e pela produção de cablagem. "A aquisição do software EPLAN Harness proD faz com que o nosso portefólio seja suficientemente vasto para abranger todos os requisitos de engenharia do mercado global. Também nos coloca em significativa vantagem competitiva, especialmente no mercado internacional", declarou Maximilian Brandl, Presidente do Conselho de Administração da EPLAN Software & Service. O fornecedor de soluções está a planear a distribuição do software a nível internacional, com o nome "EPLAN Harness Expert", a partir do outono de 2012.

Abertos para o mercado das TI
O EPLAN Harness proD é um pacote de software fácil de utilizar que suporta totalmente todos os aspetos da engenharia de cablagem. Os processos de design de cablagem habituais são apresentados em 3D pelo software. Todos os documentos de produção em 2D são criados pelo sistema, o que permite uma ampla abertura quando se trata da importação e exportação de sistemas de terceiros no que se refere ao design, administração e produção. A integração do EPLAN Electric P8 com o EPLAN Harness proD fornece toda a informação pertinente relativa a cablagens, como por exemplo, especificações dos cabos, informação de origem/destino e disposição da cablagem nas entradas. Este abrangente fluxo de trabalho reduz o tempo e os custos de engenharia.

Um fluxo de trabalho: design de sistemas mecânicos e cablagem
O software proporciona diferentes abordagens flexíveis no que se refere ao design de cablagem. Normalmente, este processo envolve a importação de um modelo em 3D de um sistema CAD 3D convencional, que depois verifica os encaminhamentos e os aspetos do design, tais como grampos, pinças, medidas de segurança necessárias e cálculos de comprimentos, no modelo digital. Isto elimina a necessidade de morosas e dispendiosas construções de protótipos. Representando uma alternativa à importação, tudo pode ser simplificado. Por exemplo, se uma cablagem tiver sido disposta num modelo 3D e importada, o design do modelo 3D e a cablagem pode ser enviada de volta para o departamento de design mecânico. A vantagem: quaisquer obstáculos relativos à cablagem, como função do design, podem ser detetados no modelo virtual e podem ser tomadas medidas imediatas, sem qualquer necessidade de construção de protótipos físicos. Caso não estejam disponíveis modelos 3D por motivos organizacionais ou relacionados com os processos, é possível conceber rapidamente cablagem com o editor 3D do EPLAN Harness proD.

Relatórios e ensaios
O EPLAN Harness proD utiliza os esquemas de cablagem em 3D ou 2D para produzir uma ampla gama de relatórios necessários para orçamentos, encomendas e produção. Listas completas ou individuais de peças, listas de conectores e junções, listas de cablagens e ligações e relatórios sobre processos de trabalho, de forma a calcular tempo e custos. Os dados podem ser transferidos diretamente para sistemas de acabamento de cabos, como a Komax. Para validar o design das cablagens, o sistema dispõe de práticas e abrangentes funções de teste e verificação para agrupamento de cabos, níveis de enchimento, comprimentos de cabos, cablagem e conectores. O objetivo é identificar possíveis inconsistências e erros numa fase inicial, ou seja, antes da produção de protótipos, e simplificar as correções.

O que é uma cablagem?
Uma cablagem é um conjunto de fios que, normalmente, têm conectores ou terminais nas extremidades para criar ligações elétricas em componentes e dispositivos. É considerado um dispositivo passivo. A junção de fios, enrolando-os com fita adesiva, colocando-os em mangas ou tubos protetores ou em condutas de cabos, por exemplo, permite que os fios individuais sejam fixados na forma de cablagem e possam ser utilizados da mesma forma que um cabo simples. Os fios ficam também protegidos contra a sujidade, o calor e a tensão mecânica, com o objetivo de as suas propriedades elétricas, como o isolamento e a condutividade, serem garantidas durante toda a vida útil do produto. Ao contrário do que acontece com cabos convencionais (cabos revestidos), as cablagens são desenvolvidos com base numa aplicação ou projeto específico, dependendo das ligações necessárias. As vantagens desta abordagem incluem a otimização de espaço e peso, dentro dos limites espaciais da instalação e das condições ideais para os requisitos das ligações, e é possível pré-instalação/produção em série mesmo para lotes de pequenas dimensões.

Imagens

(harness1.jpg)
EPLAN Harness proD: imagem 3D de uma cablagem com tubos protetores, fios e conectores.

(harness2.jpg)
Imagem de uma cablagem em 3D ligada a uma régua de bornes.

(harness3.jpg)
Instalação de uma cablagem em 3D para acionamento de porta automática.

EPLAN Harness proD faz parte dos produtos desde 01/07/2012 - A EPLAN acrescenta software de cablagem à sua linha de produtos
EPLAN Harness proD faz parte dos produtos desde 01/07/2012 - A EPLAN acrescenta software de cablagem à sua linha de produtos

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP