www.engenharia-brasil.com
HMS Industrial Networks AB

Migração para PROFINET mais fácil com os novos Anybus X-gateways da HMS

A HMS Industrial Networks lança agora uma série de novos Anybus X-gateways que permitem estabelecer comunicação entre várias redes industriais e a PROFINET IRT. Os novos gateways X conseguem conectar PROFIBUS e CANopen a Fibras Óticas da PROFINET IRT e ControlNet, EtherNet/IP e DeviceNet a PROFINET IRT com cablagem de cobre. Os gateways X ajudam os proprietários de fábricas e os fabricantes de máquinas a migrar para PROFINET sem terem de efetuar alterações nas máquinas que já possuem.

Migração para PROFINET mais fácil com os novos Anybus X-gateways da HMS
Hoje em dia, muitas empresas industriais estão a instalar redes industriais Ethernet como a PROFINET. Contudo, é muito comum existirem subsistemas e máquinas já ligados em rede e que precisam de ser incluídos nas novas redes. Os Anybus X-gateways da HMS facilitam a conexão de subsistemas existentes à PROFINET.

Quais as novidades?
Há muito que os Anybus X-gateways têm capacidade de conectar a PROFINET a vários bus de campo e a redes industriais Ethernet. Agora, a HMS ampliou a conetividade de forma a abranger a PROFINET IRT (Tempo Real Isócrono), tanto para cablagem de cobre como para fibra ótica.. As novas redes para cablagem de cobre são a ControlNet, a EtherNet/IP e a DeviceNet, enquanto que para fibras óticas, as novas redes são a PROFIBUS e a CANopen.

Tornar possível a migração para a PROFINET
"A PROFINET IRT é usada por muitos dos grandes fabricantes automóveis europeus, mais notavelmente pelo grupo AIDA, e é uma das redes industriais Ethernet que tem apresentado um maior crescimento no mercado", afirma Niklas Selander, Gestor de produto na HMS. "Ao utilizar os Anybus X-gateways, os proprietários de fábricas podem manter o equipamento existente; só têm de o conectar às redes PROFINET IRT. Isto não só maximiza o investimento nas suas máquinas atuais, como acelera a migração para a PROFINET. Quanto aos fabricantes, também estes saem beneficiados, uma vez que não têm de ser eles próprios a desenvolver esta conectividade, podendo simplesmente utilizar um X-gateway para conectar as suas máquinas à PROFINET IRT."

Como funciona Os novos Anybus X-gateways copiam os dados de I/O entre quaisquer redes industriais e a PROFINET IRT. As definições de gateway relativas, por exemplo, aos tamanhos de I/O são configuradas numa interface terminal baseada no Windows, o que significa que não é necessária qualquer programação.

A interface PROFINET do gateway X funciona como um dispositivo de I/O na rede PROFINET IRT e suporta até 220 bytes de I/O, tanto para dados de entrada como de saída. A velocidade de transmissão do gateway é de 100Mbit/s (dúplex completo) e utiliza dois conectores RJ45 (cobre) ou dois conectores SC-RJ (Fibra ótica), permitindo instalações com topologia em linha ou em anel. O comutador IRT de 2 entradas integrado é outro ponto forte, uma vez que afasta a necessidade de comutadores externos muito dispendiosos.

Os novos Anybus X-gateways permitem a comunicação entre PROFINET IRT e várias redes industriais. Nesta imagem PROFIBUS. O que é um gateway X? Os Anybus X-gateways possibilitam a comunicação entre duas redes diferentes. Simplificando, pode dizer-se que um gateway X é um tradutor em tempo real entre quaisquer duas redes. Os gateways solucionam importantes problemas de comunicação industrial de integradores de sistemas e de utilizadores finais que trabalham com design de redes industriais e proporcionam uma forma rápida e fácil de conectar duas redes que, caso contrário, seriam incompatíveis.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP