www.engenharia-brasil.com
EPLAN

Entrega rápida: a gestão otimizada de peças assegura que a produção cumpre os prazos previstos

A Fischcon PV, o fabricante holandês de geradores hidráulicos personalizados e sistemas de combate a incêndios utilizados em explorações petrolíferas e de gás natural descobriu que a criação de um processo único e transparente para gerir o aprovisionamento de componentes homologados não só acelerava o cumprimento das encomendas, como trazia uma série de benefícios para os clientes.

Entrega rápida: a gestão otimizada de peças assegura que a produção cumpre os prazos previstos
Arquivo de peças centralizado
A encomenda de componentes de grandes dimensões como, por exemplo, motores ou bombas implica, frequentemente, tempos de espera significativos. O processo de produção não pode começar até que todos os componentes estejam reunidos no local. Quaisquer atrasos significativos em termos de produção resultam no pagamento de penalizações por parte da empresa. No coração da estratégia racionalizada de aprovisionamento da empresa encontramos uma base de dados de peças centralizada criada há dois anos atrás por meio do sistema mecânico PDM, utilizada pelos seus engenheiros mecânicos. Os engenheiros elétricos da Fischcon trabalham com o EPLAN. A instalação de uma interface criada pela EPLAN permite uma ligação bidirecional EPLAN/PDM que autoriza o acesso à base de dados. Consequentemente, a gestão de componentes está acessível a todos os departamentos.

A ligação entre EPLAN, ERP e PDM permite economizar tempo e minimizar erros
A utilização, mais breve possível, deste sistema integrado para encomenda dos materiais corretos permitiu à Fischcon dar uma resposta mais rápida ás encomendas, com menor risco de ocorrência de erros de design e de aquisição. «A ligação entre ERP, PDM e EPLAN evita falhas de comunicação e um desnecessário fluxo de papel», afirma o responsável pela engenharia Pascal van der Jagt. ". Podemos verificar de imediato se todas as peças necessárias se encontram em stock. É praticamente impossível encomendar as peças erradas.» A base de dados contém cerca de 15 000 componentes. Na preparação da encomenda é emitida uma fatura única que cobre todo o material, desde a mais pequena porca ao motor a diesel, em detrimento de faturas individuais para cada uma das áreas de engenharia. O trabalho com base numa única lista técnica permite o aprovisionamento e a resolução de problemas devido ao atraso antes que estes se tornem, efetivamente, complicados.

A compensação de uma gestão ativa
A base de dados é submetida a um processo de gestão ativa, que compensa largamente o investimento, afirma van der Jagt. Este garante que todos os dados relacionados com os componentes sejam rigorosos, estejam atualizados e disponíveis em formato standard. A centralização permitiu ainda coordenar a gestão de componentes com a gestão em termos de revisão. «Assim que é exigida uma revisão em termos de design, a encomenda pode ser cancelada automaticamente, sendo encomendados os substitutos corretos," afirma van der Jagt. «Assim, evitam-se grandes percas de tempo.»

Design racionalizado dos tubos e instrumentos no EPLAN PPE
Há mais de um ano, a empresa começou a utilizar o EPLAN PPE para padronizar e acelerar a conceção de diagramas dos tubos e dos instrumentos, o que também significa uma aceleração em termos de aprovação do cliente e de encomenda de componentes. Podemos encurtar consideravelmente os tempos de resposta, afirma van der Jagt «Assim que os diagramas dos tubos e dos instrumentos estiverem aprovados pelo cliente, a concretização de todo o equipamento, incluindo instrumentos e tubos está a um pequeno passo de distância. Podemos encomendar mais rapidamente os principais componentes.»

A gestão de componentes padronizada é efetivamente vantajosa
Atualmente, a Fischcon consegue gerar com precisão os cálculos dos projetos em menor tempo, fornecendo ao cliente os documentos em formato consistente, quer seja sob a forma de diagramas, listas técnicas, listas de equipamento, listas instrumentos e de tubos, ou sob a forma de documentação detalhada, entregue aquando da finalização do serviço.

As vantagens da gestão de componentes centralizada incluem poupanças financeiras significativas para a empresa. Em, por exemplo, um dos sistemas com maior dimensão foi obtida uma redução do tempo de resposta de cerca de 500 horas/unidade, o que representa uma melhoria de 20 % que, por sua vez, expressa uma poupança anual de cerca de 150.000 EUR.

Imagens

Ficheiro: Spuitwagens.jpg
Imagem: Teste do sistema de combate a incêndios realizado no porto de Roterdão

Ficheiro: Spuitwagensistaand_beeld.jpg
Imagem: Teste do sistema de combate a incêndios realizado no porto de Roterdão

Ficheiro: Blauwe_box.jpg
Imagem: Design de engenharia 3D de uma unidade de energia hidráulica

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP