www.engenharia-brasil.com
MEDIAWORLD

NOVO CONTROLADOR DE AUTOMAÇÃO EFAS DA SCHMERSAL

O portfólio contempla diversos modelos de módulos de expansão como, por exemplo, entradas e saídas digitais e analógicas.

NOVO CONTROLADOR DE AUTOMAÇÃO EFAS DA SCHMERSAL

A Schmersal lança ao mercado global o novo controlador de automação EFAS (EtherCat Fast Automation System). A linha EFAS contempla um portfólio completo para a automação modular e funcional por meio do barramento de sistema de alto desempenho EtherCAT, considerado o mais rápido sistema de bus de campo baseado em Ethernet.

Os controladores modulares EFAS são mini-IPCs com base em ARM com CODESYS SPS e podem ser expandidos de maneira fácil e flexível por meio da conexão lateral E-Bus, utilizando módulos de I/O EtherCAT presentes no portfólio. A troca de dados com outros sistemas ocorre por meio das interfaces industriais integradas Ethernet e RS232, bem como interface de barramento de campo CAN/CANopen adicional, simplificando a integração do novo sistema aos controles e supervisões já existentes como, por exemplo, IHMs ou supervisórios, flexibilizando a leitura e o monitoramento de informações presentes no processo ou equipamento. Com a utilização de um módulo extender EFAS, também é possível a ativação de dispositivos escravos externos em EtherCAT.

Por se tratar de um sistema de módulos de expansão I/O e de módulos dedicados à conexão de sinais do processo e implementação de funções especiais em uma rede EtherCAT, o portfólio contempla diversos modelos de módulos de expansão como, por exemplo, entradas e saídas digitais e analógicas, entrada de temperatura analógica, sistemas de controle de acionamento integrados para motores de passo ou BLDC, bem como módulos para operações de contagem rápida e interruptores de came, entre outros.

A programação é feita com o CODESYS, plataforma de software familiar a muitos usuários e que permite configuração prática e de fácil utilização, combinando a programação por meio das linguagens IEC61131 (FBD, LADDER, STL, ST, IL) com diversos outros recursos, como depurador e funções online, editor de visualização e controle de movimentos em um mesmo ambiente, entre outros inúmeros complementos de software e bibliotecas que facilitam a programação e sua utilização.
Além da elevada resistência a influências ambientais, o controlador EFAS integra várias funções que permitem uma rápida resolução de problemas por meio de diagnósticos feitos no local ou remotamente, minimizando os tempos de inatividade da máquina e gerando alta disponibilidade; eleva, assim, o rendimento e a produtividade do processo fabril.

www.schmersal.com.br

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 15 mil seguidores do IMP