www.engenharia-brasil.com
MEDIAWORLD

Zeiss realiza primeiro webinar gratuito sobre Inspeção de Primeiro Artigo (FAI)

A Inspeção do Primeiro Artigo (FAI) é um processo obrigatório para iniciar a produção em série em diversas indústrias, como a automotiva, de dispositivos médicos e aeroespacial.

Zeiss realiza primeiro webinar gratuito sobre Inspeção de Primeiro Artigo (FAI)
Em junho passado a Zeiss, empresa internacional líder em tecnologia dos setores de óptica, optoeletrônica, metrologia industrial e controle de qualidade, promoveu um Webinar especial com o tema “Inspeção do Primeiro Artigo (FAI) no Chão de Fábrica”, processo obrigatório para iniciar a produção em série em diversas indústrias, como a automotiva, de dispositivos médicos e aeroespacial.

A iniciativa teve como objetivo esclarecer dúvidas e orientar os profissionais da indústria sobre novas tecnologias de escaneamento 3D de superfícies, que permitem a realização do FAI diretamente no chão de fábrica, reduzindo assim o tempo gasto na inspeção e acelerando o início da produção em série. O conteúdo também abordou os conceitos de medição por contato e escaneamento óptico de superfícies, e apresentou casos de sucessos com a utilização da abordagem por grandes empresas globais.

O Webinar foi conduzido por Mauro Cristófano, Especialista de Produtos de Metrologia Portátil da Zeiss, cuja apresentação destacou aspectos importantes, tais como: detalhes sobre a FAI e quando é necessária; como a FAI pode ser feita no chão de fábrica para aplicações de chapa metálica e fundição; e clara identificação de como o escaneamento 3D pode diminuir o tempo gasto na FAI.

Um dos cases de sucesso da Zeiss demonstrados por Cristófano no Webinar foi o de uma empresa fornecedora de peças estampadas para fabricação de veículos. Segundo ele, o problema estava no braço de medição, que era uma solução complicada e não fornecia dados de qualidade suficientes para atender às exigências de inspeção do cliente. “O braço lutava com condições ambientais instáveis do chão de fábrica. A MMC não era rápida o bastante”, explicou. A solução foi o scanner a laser portátil rastreado Zeiss T SCAN, que fornece feedback rápido sobre a condição geral da peça para reduzir a demanda por dados dimensionais.

www.zeiss.com
Zeiss realiza primeiro webinar gratuito sobre Inspeção de Primeiro Artigo (FAI)

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP