www.engenharia-brasil.com
MEDIAWORLD

Câmeras termográficas Flir ajudam a identificar dispositivos eletrônicos que precisam de manutenção

Empresas podem poupar dinheiro ao saber em qual equipamento realizar manutenção preventiva antes que quebras e falhas aconteçam.

Câmeras termográficas Flir ajudam a identificar dispositivos eletrônicos que precisam de manutenção
As câmeras FLIR E75 e CM275, da Flir Systems, oferecem medições precisas de temperatura sem precisar entrar em contato direto com os objetos para isso - o que facilita em casos de perigo. E encontrar falhas é fácil: basta apontar a câmera, observar a imagem de perda de calor gerada e identificar os pontos superaquecidos ou sobrecarregados (em tons de vermelho) que precisam de reparos.

Sistemas de ventilação e aquecimento, por exemplo, têm muitos elementos elétricos e mecânicos e todos devem ser inspecionados regularmente para evitar falhas, de acordo com Macson Guedes, diretor geral da Flir Systems para a América Latina. “Um scan rápido com uma câmera termográfica pode mostrar muito sobre a saúde desses sistemas e, caso eles se sobrecarreguem, será fácil identificar circuitos e fusíveis quentes que podem indicar um possível curto-circuito”, afirma.

Outras falhas elétricas que podem ser visualizadas com câmeras de imagem térmica incluem danos no fusível interno, falhas no disjuntor e possíveis curtos-circuitos.
Espaços com sistema elétrico e mecânico extensos exigem manutenção frequente que pode ser simplificada com imagens termográficas. Um hospital sueco adquiriu uma câmera termográfica da Flir para inspecionar e efetuar a manutenção do sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado e garantir o monitoramento mais detalhado de ambientes delicados, como salas de cirurgia que requerem temperaturas diferentes.

"De tempos em tempos recebemos queixas de pacientes quanto a um quarto estar muito quente ou muito frio. Com a câmera termográfica, podemos avaliar rapidamente se há na verdade algo errado com o sistema de refrigeração e aquecimento daquele quarto e, caso haja um defeito, a câmera termográfica nos ajuda a localizá-lo muito mais rapidamente, permitindo um reparo rápido”, acrescenta ele.

www.flir.com

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP