www.engenharia-brasil.com
LEROY-SOMER

Automóveis Mia com motores Leroy-Somer

Graças ao seu envolvimento, ao domínio das tecnologias e à sua vasta experiência em veículos elétricos, a Leroy-Somer assumiu uma posição de liderança neste mercado emergente, conforme pode ser constatado por esta parceria com a Mia electric. O Mia é o primeiro modelo a ser comercializado pela Mia electric. O Mia encontra-se à venda para particulares desde setembro de 2011. Este carro elétrico, desenvolvido para a cidade, destaca-se pelos requisitos que pretende cumprir: "Compacto, espaçoso, simples de conduzir, acesso facilitado, económico e descontraído".

Automóveis Mia com motores Leroy-Somer
Patrick Largeau da Mia electric explica: "A nossa decisão relativamente à escolha do motor adequado foi orientada por diversos critérios." Em primeiro lugar,  o desempenho do motor: Deve ser compacto,  apresentar um bom rendimento de massa e reduzir o espaço e peso da bateria. Em segundo lugar,  é essencial que o fornecedor tenha capacidade de participar no desenvolvimento de um automóvel. Finalmente,  precisávamos de uma solução extremamente fiável para garantirmos que não surgiam problemas aos nossos clientes. Além disso,  relativamente ao Mia,  tomámos a decisão antecipada de utilizar um produto padrão,  não só devido ao facto de o automóvel ter que ser desenvolvido rapidamente,  mas também porque precisávamos de uma solução comprovada e fiável.
 
"Fomos abordados por muitos fornecedores." Tendo em conta os nossos requisitos,  considerámos que a Leroy-Somer era a melhor escolha. A Leroy-Somer possui um verdadeiro domínio tecnológico no que se refere a motores para carros elétricos. A Leroy-Somer tem vindo a prestar um excelente apoio em todas as fases de desenvolvimento,  seja nos aspetos técnicos ou participando em grupos de trabalho de "competitividade". A Leroy-Somer possui ainda um vasto conhecimento de toda a unidade de tração,  uma vantagem a integrar na solução. Sente-se que a Leroy-Somer é fiável. Posso acrescentar outra vantagem à Leroy-Somer: É um dos poucos fabricantes com o qual se pode mudar de motores assíncronos para motores síncronos,  com as mesmas garantias tecnológicas",  continua Patrick Largeau.
 
"O Mia foi desenvolvido para satisfazer uma necessidade bem definida: Cobrir 80% das deslocações urbanas." O mia proporciona 80 km de autonomia com o modelo de 8 kWh e 130 km com o modelo de 12 kWh. Trata-se de uma solução de mobilidade urbana elegante,  económica e ecológica,  com a sua própria personalidade e um design único e apelativo. É muito prático: As portas de correr vão desde o tejadilho até ao chão,  em ambos os lados,  facilitando a entrada e saída do carro,  as cargas e descargas e simplificam também o trabalho dos pais para sentar e retirar os seus filhos do carro. A posição central do assento do condutor permite uma ampla visibilidade em ambos os lados,  garantindo uma condução segura e cuidadosa.
 
Leroy-Somer: um centro de competências para carros elétricos
Pierre-Emmanuel Sarre,  Diretor Executivo do Departamento de Sistemas de Acionamento,  explica: "Investimos os recursos necessários no sentido de alcançar as nossas ambições neste setor."
 
A Leroy-Somer possui um Centro de Excelência,  que abrange múltiplas competências,  dedicado a veículos elétricos,  cujos serviços de Design e Engenharia compreendem 15 especialistas que dominam completamente os padrões de qualidade exigidos no setor automóvel. A empresa pode também confiar na experiência e no know-how adquiridos de uma fábrica com 500 colaboradores. "Comprovando o nosso empenho,  dispomos de uma unidade de fabrico autónoma dedicada,  composta por duas linhas,  uma para a tecnologia síncrona e outra para a tecnologia assíncrona",  acrescenta Pierre-Emmanuel Sarre.
 
A Leroy-Somer possui atualmente muitos ativos no mercado,  conforme é comprovado pelo seu Diretor Executivo: "Ao mesmo tempo que nos baseávamos nas competências do Grupo,  tivemos de nos adaptar aos requisitos de qualidade específicos do mercado automóvel." Implementámos uma plataforma de testes técnicos no sentido de aumentar a fiabilidade do motor e satisfazer os requisitos específicos da solução. Por exemplo,  alterámos a impregnação de enrolamentos de forma a melhorar a resistência à vibração. "Com mais de 10 000 veículos comercializados equipados com motores Leroy-Somer,  a fiabilidade das nossas soluções está amplamente comprovada".
 
"Finalmente,  encontramo-nos um passo à frente da concorrência a nível técnico,  em termos de potência massa e compacidade."
 
Atualmente,  a Leroy-Somer desenvolve e industrializa motores de eficiência extremamente elevada com uma compacidade e níveis de massa inigualáveis. As novas tecnologias ajudar-nos-ão a reduzir a massa do motor em 10 a 15%,  o que ajudará a aumentar a autonomia do veículo".
 
Uma longa experiência em veículos elétricos
A Leroy-Somer motoriza  veículos elétricos há mais de 40 anos. Em 1995,  por exemplo,  a Leroy-Somer participou no lançamento do Peugeot 106 elétrico,  equipado com um motor CC de excitação separada. Esta tecnologia proporcionou a vantagem de um binário máximo do motor a baixas velocidades. Foram,  assim,  produzidos cerca de 8 000 motores. Na altura,  o Peugeot 106 elétrico fez parte da maior experiência alguma vez realizada na Europa a desenvolver uma frota de veículos elétricos autónomos,  que teve lugar na cidade de La Rochelle. Este foi um verdadeiro teste em grande escala,  tanto para fabricantes,  como para instaladores de equipamentos!
 
A vasta experiência adquirida pela empresa ao longo de muitos projetos permite à Leroy-Somer oferecer um pacote completo de tecnologias de motores:
- Os motores assíncronos,  arrefecidos a ar ou água,  cuja fiabilidade e robustez estão amplamente comprovadas, 
- Os motores síncronos,  caracterizados por um desempenho particularmente elevado, 
- Os novos motores com ímanes permanentes proporcionam especificações sem precedentes em termos de desempenho,  compacidade e níveis de ruído.
 
Estes motores representam soluções nas áreas da tração para veículos e quadriciclos leves,  quadriciclos pesados,  triciclos,  veículos utilitários,  tração para automóveis e veículos híbridos,  refrigeração em camiões ou ar condicionado em autocarros.
 
"A nossa meta são os mercados de séries de pequenas e médias dimensões." "A cota do mercado de veículos elétricos nas nossas vendas já é significativa, " remata Pierre-Emmanuel Sarre. Considerando o atual desenvolvimento dos veículos elétricos,  a Leroy-Somer pode esperar,  a curto prazo,  um forte crescimento nas suas vendas,  na ordem dos 50%.

Sobre a Mia electric
A Mia electric é um recente fabricante de automóveis que desenvolve exclusivamente veículos elétricos. A empresa oferece mobilidade económica,  sem emissões e acessível ao grande público,  visando responder às realidades de diversas cidades e grandes áreas metropolitanas e enfrentar os aumentos nos preços do petróleo. A empresa está situada na zona oeste da França,  em Cerizay,  Deux-Sèvres,  onde uma fábrica de montagem de última geração tem atualmente a capacidade de produzir 12 000 unidades por ano,  ou 1000 automóveis por mês. Até à data,  (setembro de 2011),  a empresa emprega 450 pessoas. A Mia electric possui um centro de design integrado. É gerida pelo famoso Murat Günak,  que trabalhou para a Mercedes,  Peugeot e Volkswagen como Designer-Chefe. Sob a responsabilidade de David Melvin Wilkie,  antigo Designer-Chefe na Bertone,  16 designers trabalham em parceria com o Departamento de Investigação e Desenvolvimento,  composto por 80 engenheiros. Fundada em junho de 2010,  a Mia electric é composta pela francesa Mia electric SAS e pela alemã Mia electric GmbH,  que absorveu parte da mão-de-obra e do know-how do consórcio Heuliez,  que se encontra no setor automóvel há mais de 80 anos. A Heuliez tem vindo a adquirir uma experiência inigualável a nível mundial no domínio da mobilidade elétrica (e-mobility) tendo desenvolvido as versões de veículo elétrico do Peugeot 106 e do Citroën Saxo para a cidade francesa de La Rochelle (7 000 unidades produzidas) entre 2000 e 2010. Em julho de 2010,  o grupo Kohlpharma,  liderado pelo Professor Edwin Kohl,  acordou em adquirir o setor elétrico da Heuliez,  investindo 33 milhões de euros.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP