www.engenharia-brasil.com
MEDIAWORLD

Indústria 4.0 atrai 55 mil visitantes à EXPOMAFE 2019

Os negócios realizados durante os cinco dias da feira mostraram que fabricantes reconhecem o bom momento para modernizar suas plantas com a tecnologia, produtividade e competitividade oferecidas pelas empresas expositoras.

Indústria 4.0 atrai 55 mil visitantes à EXPOMAFE 2019
Realizada pela ABIMAQ - A  Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, que representa mais de 7.800 empresas dos mais diferentes segmentos fabricantes de bens de capital mecânicos, a segunda edição da EXPOMAFE 2019 – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, aconteceu de 7 a 11 de maio, em São Paulo e, segundo a organização, atingiu a meta de atrair 55 mil visitantes profissionais.

Durante os cinco dias, 750 marcas nacionais e internacionais apresentaram suas inovações em automação industrial, robótica, manufatura aditiva, prototipagem e impressoras 3D, equipamentos hidráulicos e pneumáticos, máquinas e equipamentos para o setor metalmecânico, máquinas-ferramenta, soldagem e corte, dentre outros.

“Para reaquecer a economia precisa haver investimento. Nosso parque está desatualizado e na EXPOMAFE os industriais encontraram o que há de mais moderno em tecnologia e inovação”, avaliou João Marchesan, presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ. “A feira deu aos empresários uma visão de tudo de que eles precisam para reduzir custos, ganhar produtividade e competitividade num cenário de reaquecimento da economia”, completou.

A seguir estão inovações que algumas das empresas expositoras levaram à EXPOMAFE 2019.

BALLUFF

Indústria 4.0 atrai 55 mil visitantes à EXPOMAFE 2019

Com um portfólio abrangente de produtos de visão de máquina, a Balluff fornece a resposta para os requisitos de produção em rápida expansão em termos de flexibilidade, produtividade e qualidade. O escopo deste produto abrange uma ampla gama de aplicações em detecção de objetos, identificação e garantia de qualidade - escalável com soluções de câmera única ou múltipla. Outra grande característica: Especialistas em processamento de imagens só precisam ser chamados para situações verdadeiramente complexas. A maioria das tarefas pode ser resolvida de forma muito mais simples, graças a uma interface de usuário bem pensada.

www.balluff.com

CAMOZZI

Indústria 4.0 atrai 55 mil visitantes à EXPOMAFE 2019

Com características totalmente alinhadas com as inovações da Industria 4.0, a empresa apresentou a nova ilha de válvulas Série D, que é capaz de garantir alto padrão de qualidade e flexibilidade ao processo. Um aspecto fundamental da Série D é a sua capacidade de combinar dois tamanhos de válvulas diferentes em uma mesma ilha, trazendo benefícios importantes em termos de dimensões e redução de custos. Outra particularidade da Série D é a tecnologia CoilVision, que monitora os parâmetros operacionais do solenoide. Esse sistema de diagnóstico fornece uma visão geral da operação, informando por exemplo, estado ligado/desligado de cada válvula, número de ciclos, nível de consumo de energia e qualquer sobreaquecimento da bobina.

www.camozzi.com

COMAU

Indústria 4.0 atrai 55 mil visitantes à EXPOMAFE 2019

Um dos destaques da empresa foi a in.Grid – uma plataforma IoT inovadora que combina o universo digital e físico através da sensorização, análise de dados, e monitoramento de equipamentos e sistemas em tempo real. A plataforma in.Grid facilita a coleta e o intercâmbio de dados conectando soluções da Comau e de outras marcas, como as máquinas e equipamentos

utilizados nos processos de manufatura. Deste modo, in.Grid não apenas permite o monitoramento e a telemetria dos dados de um processo/tecnologia, como também proporciona manutenção preditiva e ferramentas auxiliares de produtividade. A plataforma reúne dados de desempenho e dos processos automaticamente, armazena os dados Onsite ou Offsite (dentro ou fora da planta) e, em seguida, por meio de uma interface simples e interativa, permite uma avaliação clara e realista para a tomada de decisões sobre a utilização dos equipamentos.

www.comau.com

GRV SOFTWARE

Indústria 4.0 atrai 55 mil visitantes à EXPOMAFE 2019

A novidade nacional e única no mercado, foi lançada no início do ano. Trata-se do CNC Monitor, a primeira plataforma 100% gratuita que conecta todas as máquinas de usinagem. É um programa que colhe dados das máquinas e os apresenta em uma única plataforma, de maneira simples e intuitiva, permitindo o monitoramento de toda a linha de produção. O acesso pode ser por meio de qualquer smartphone, pois o aplicativo para Android e iOS também é totalmente gratuito para download na Apple Store e no Google Play. Na exposição, o visitante pode testar o CNC Monitor na prática, baixando o aplicativo e realizando o monitoramento por smartphone durante toda a feira.

www.grvsoftware.com

IEMCA

Indústria 4.0 atrai 55 mil visitantes à EXPOMAFE 2019

A empresa é uma das divisões de negócios da Bucci Industries e demonstrou os recursos do seu alimentador automático de barras, o BOSS 338-552 HD, especialmente projetado para as empresas do setor de usinagem que desejam modernizar sua linha de produção, com foco na Indústria 4.0. Possui uma interface "one touch" amigável para o operador, reunindo funcionalidades únicas de memorização de programas de trabalho, indicação automática de causa-raiz de problemas, envio de mensagens com dados das
condições de produção e alertas sobre possíveis paradas, sem contar recursos que permitem o acesso remoto ao equipamento para total controle das operações de usinagem à distância.

www.iemca.com

IGUS

Indústria 4.0 atrai 55 mil visitantes à EXPOMAFE 2019

A empresa alemã destacou o novo Robô Delta, equipamento de baixo custo para automatizar tarefas simples, como por exemplo, de Pick & Place. Trata-se de uma solução de automação composta de atuadores lineares com correia dentada, articulações livres de lubrificação e motores de passo. Outra novidade foi o equipamento de realidade virtual, pelo qual os visitantes andaram e observaram toda a fábrica da empresa em Colônia, na Alemanha. Desde a injeção até o laboratório de testes, foi possível passear pelos principais setores da fábrica.

www.igus.com

INGERSOLL RAND

Indústria 4.0 atrai 55 mil visitantes à EXPOMAFE 2019

A ARO®, empresa de gerenciamento em fluidos da Ingersoll Rand® destacou a bomba não-metálica de 3” da série EXP tem capacidade de transferência de fluidos 47% maior em comparação com as de 2”. Ela é compatível com todos os tipos de produtos químicos, inclusive os mais agressivos, sem alterar as características originais. O modelo possui alta capacidade de vazão para descarregamento e carregamento de caminhões e tanques. Isso torna a movimentação de fluidos mais ágil e diminui consideravelmente o custo dos caminhões parados.

www.ingersollrand.com

INTERROLL

Indústria 4.0 atrai 55 mil visitantes à EXPOMAFE 2019

A fabricante de equipamentos para indústrias, fabricantes de máquinas, automação de supermercados e integradores de sistemas que desenvolvem projetos para instalações logísticas, apresentou a Plataforma de Transportadores Modulares, um sistema especialmente concebido para instalações intralogísticas: proporciona velocidade à movimentação dos produtos, uma vez que não encontra obstáculos em sua trajetória e pode ter uma velocidade linear em todo o trajeto; permite a separação de pedidos e o romaneio (distribuição) com maior precisão para os locais em que serão expedidos os produtos para veículos e promove a organização do trabalho dos operadores, proporcionando maior ergonomia e segurança.

www.interroll.com

KUKA ROBOTER

Indústria 4.0 atrai 55 mil visitantes à EXPOMAFE 2019

Além do RoboCoaster, um robô de entretenimento, e da interação do público com robôs por meio de realidade virtual, uma das atrações foi a aplicação de “bin picking”, uma das tecnologias mais modernas em sistemas de visão artificial, com uma câmera 3D interfaceada a um robô, que permite a identificação e pega de peças aleatoriamente dispostas, sem nenhuma indexação, ou seja, em posições desconhecidas. A empresa apresentou também uma aplicação de segurança, na qual um robô convencional fez um processo de carga e descarga em um torno da Romi.

www.kuka.com

OMRON

Indústria 4.0 atrai 55 mil visitantes à EXPOMAFE 2019
Os destaques foram a aplicação com o Robô TM e, circulando pela feira, o Robô Móvel Colaborativo LD Mobile, que possui auto mapeamento e sistema inteligente para criação de rotas alternativas, assim adapta-se prontamente às mudanças no layout da fábrica, demandas de produção e sequência de processo. Possui integração com o robô colaborativo Omron TM5. O LD Mobile permite a integração com os Sistemas MES, acompanhando e documentando a transformação de matérias-primas em produtos acabados. O MES trabalha em tempo real com o LD para permitir o controle de múltiplos elementos do processo de produção como insumos, pessoal, máquinas e serviços de suporte.

www.industrial.omron.com

PILZ DO BRASIL

Indústria 4.0 atrai 55 mil visitantes à EXPOMAFE 2019

Lançamento dos produtos Service Robotics (robôs colaborativos), cujos módulos incluem inicialmente o braço robótico, o módulo de controle e o módulo de programação. A nova linha conta com módulos ROS garantindo a operação segura e amigável, comissionamento rápido, com o princípio Plug-and-Play, e proporciona um trabalho seguro entre o homem e o robô. Desenvolvido para diferentes aplicações industriais, o braço robótico para carga de até 6 kg é muito utilizado em aplicações Pick & Place, e para células modulares semiautomatizadas de robôs de pequeno porte na indústria. São certificados pela associação alemã de seguros de acidentes estatutários (DGUV), de acordo com a EN ISO 10218-1.

www.pilz.com

ROMI

Indústria 4.0 atrai 55 mil visitantes à EXPOMAFE 2019

A empresa lançou a nova geração de Centros de Torneamento Horizontal, a Linha ROMI GL, projetada para operar em ambientes de média e alta produção. Sua estrutura robusta, com barramento monobloco fundido, é ideal para usinagens que exijam potência e torque elevado, garantindo alto desempenho e mais precisão. Contando com o sistema de compensação térmica, é possível obter resultados dimensionais estáveis mesmo com oscilações de temperatura em longos períodos de trabalho. Os modelos oferecem velocidade de avanço de 30m/min nos eixos X e Z. Os modelos podem ser equipados com opcionais diversos, tais como porta automática, transportador de cavacos, exaustor de névoa, pistola de lavagem (Wash Gun), aparador de peças, sistemas de carga e descarga automática de peças, entre outros.

www.romi.com

SCHUNK

Indústria 4.0 atrai 55 mil visitantes à EXPOMAFE 2019

Novo sensor de força e torque de baixo custo para pequenos e leves robôs, SCHUNK FT-AXIA. Esse equipamento é utilizado em linhas de montagem de componentes complexos, como um conjunto de engrenagens, processos de teste e aferição, ou até em linhas de retífica e lixamento de produtos para um padrão de qualidade do produto e, consequentemente, um aumento da vida útil de lixas e rebolos. O sensor rígido de força e torque de 6 eixos é extremamente compacto (diâmetro 82 mm/altura 25.4 mm) e cobre duas faixas de medição devido à sua calibração dupla de até 200 N/500 N (Fx/Fy), 360/900 N (Fz) e 8 Nm/20 Nm (Mx, My, Mz).

www.schunk.com

SICK SENSOR INTELLIGENCE

Indústria 4.0 atrai 55 mil visitantes à EXPOMAFE 2019

A unidade brasileira do grupo apresentou seu portfólio de produtos que incluía câmeras 3D, pelas quais era possível, por exemplo, informar a um robô quais movimentos deviam ser feitos para jogar o clássico jogo eletrônico Genius. Pela plataforma SICK AppSpace é possível criar soluções de inspeções personalizadas para a necessidade individual de cada cliente. Isso proporciona muito mais poder de inspeção e flexibilidade aos sistemas de visão. Outro destaque foi o Outdoor Scanner, que é certificado de acordo com a IEC 62998, ou seja, tem a especificação técnica internacional exigida para o desenvolvimento e integração de sensores de segurança e sistemas de sensores usados para a proteção de pessoas.

www.sick.com

SIMCO

Indústria 4.0 atrai 55 mil visitantes à EXPOMAFE 2019

Centro de Usinagem TC20a, da Feeller, desenvolvido e projetado para atuar no segmento de peças com alta complexidade em superfície 3D, tecnologia CNC Siemens 828, com todos os recursos e opcionais para altas acelerações e desempenho em usinagens em geral. O projeto é totalmente assistido via FEM, liga fundida desenvolvida para suportar todas as vibrações e acelerações dos processos de alta velocidade, mantendo a precisão e qualidade de usinagem em todos os seus aspectos. Possui todos os recursos necessários para integração, cloud system e ferramentas para monitoração remota, integração com robôs e demais necessidades de qualquer sistema 4.0.

www.simcomaq.com


UNIVERSAL ROBOTS

Indústria 4.0 atrai 55 mil visitantes à EXPOMAFE 2019

A empresa apresentou a nova geração e-Series, que traz mais tecnologia embarcada para aprimorar segurança, programação simples e flexibilidade em três modelos: UR3e, UR5e, UR10e. A e-Series conta com uma programação intuitiva, de utilização versátil e com uma lista quase interminável de oportunidades de incluir suplementos. É capaz de complementar a produção, independentemente do tipo de indústria, dimensão da empresa ou natureza do produto, dando acesso à automatização colaborativa. Inserido na mais recente linha de robôs colaborativos, o UR5e proporciona inovações colaborativas, um UX centrado no homem e um ecossistema para cada aplicação a agentes de mudança preparados para o futuro. Transforma ambições em resultados por meio da alteração dos processos com a plataforma de automatização mais flexível.

www.universal-robots.com

YASKAWA MOTOMAN

Indústria 4.0 atrai 55 mil visitantes à EXPOMAFE 2019

Uma das muitas novidades foi o robô colaborativo HC-10, desenvolvido para trabalhar de modo seguro junto aos seres humanos, contém 6 eixos, projetado para uma variedade de aplicações, como de montagem, carga e descarga, manipulação, empacotamento e paletização. Possui carga útil de 10 kg, alcance máximo de 1,200 mm, e repetibilidade de ±0.1 mm. Feito em alumínio fundido para uma maior durabilidade industrial, projetado para evitar pontos de pinçamento, aumentando a segurança do trabalhador. Contém o braço oco, elimina o uso dos cabos externos e os riscos associados da operação, simplificando a instalação de ferramentas de punho do robô.

www.motoman.com


ZEISS

Indústria 4.0 atrai 55 mil visitantes à EXPOMAFE 2019

Atenta à realidade da indústria 4.0, a empresa mostrou lançamentos nas áreas de metrologia industrial e microscopia, com foco no apoio às necessidades da indústria moderna. Um dos destaques foi o ZEISS PiWeb, que é a plataforma da ZEISS para gestão de dados da qualidade. Com capacidade de processamento de dados de diferentes fontes, customização de relatórios e distribuição das informações em tempo real, através de conexão segura à internet, a plataforma oferece uma visão global dos dados de produção, permitindo que gestores tomem decisões de forma rápida e com segurança. 

www.zeiss.com

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP