www.engenharia-brasil.com
NORD Drivesystems

Novos inversores de frequência da NORD: versáteis, ligados em rede e poderosos

Com o NORDAC PRO SK 500P, a NORD DRIVESYSTEMS lançou um inversor de última geração para armários de controlo com componentes com a mais recente tecnologia e níveis excecionais de funcionalidade, conectividade e modularidade. Os inversores possuem um número impressionante de interfaces para comunicação e buses de campo, funcionalidades inovadoras e várias possibilidades de expansão para que possam ser facilmente integrados em todas as arquiteturas de automação.

Novos inversores de frequência da NORD: versáteis, ligados em rede e poderosos
Os novos inversores de frequência da família NORDAC PRO oferecem níveis excecionais funcionalidade, conectividade e modularidade

Disponíveis em várias versões, os novos inversores de frequência da linha NORDAC PRO podem ser harmoniosamente adaptados a uma enorme variedade de requisitos de aplicação. As funções da série modular podem ser expandidas com módulos plug-in de controlo, segurança e opcionais. Os utilizadores também beneficiam de um design particularmente compacto com um formato em tamanho de livro. O design reduzido permite poupar espaço em armários de controlo e uma instalação paralela. Os inversores estão disponíveis com potências de 0,25 a 5,5 kW.

Opções de comunicação flexíveis

Esta mais recente adição à família apresenta um grande número de interfaces. Além da interface CANopen padrão, uma interface multichipes para Ethernet Industrial permite a utilização dos padrões Ethernet mais importantes em tempo real através de uma única interface. Seja para ProfiNet, EtherNET IP, POWERLINK ou EtherCat, o protocolo necessário pode ser facilmente configurado através de parâmetros. Os dispositivos também podem ser configurados através de uma porta USB sem que seja necessária uma fonte de alimentação externa (programação na caixa). A ranhura para cartões SD, para guardar e transferir parâmetros, também é uma novidade. Adicionalmente, estão disponíveis cinco ou seis entradas digitais e duas analógicas, duas saídas digitais e uma analógica, dois relés multifunções sem potencial, uma interface codificadora incremental HTL/TTL e uma interface codificadora universal.

Inteligentes e poderosos

Tal como todos os inversores de frequência da NORD, a série NORDAC PRO SK 500P está equipada com um poderoso CLP para funções junto ao acionamento. O controlo vetorial de corrente preciso permite fornecer o binário ideal em aplicações com diferentes cargas e diferentes velocidades e garante uma fiabilidade operacional com elevadas reservas de sobrecarga, necessárias para, por ex., arranques. O inversor opera circuitos abertos ou circuitos fechados e tem capacidade para operar motores síncronos e assíncronos. O interruptor rotativo de travagem para operação em 4 quadrantes faz parte dos componentes básicos de toda a série, tal como gestão da travagem, importante para, por ex., aplicações com equipamentos de elevação. A NORD fornece os inversores com Binário Seguro Desligado (STO) e Paragem Segura 1 (SS1).

Perfeitos para qualquer aplicação

A nova solução da NORD para instalação em armários de controlo está disponível na forma de inversor para máquinas (SK 500P) e de inversores para aplicações (SK 530P e SK 550P). Ao contrário do que acontece com os inversores para aplicações totalmente equipados, os inversores para máquinas são dispositivos economicamente otimizados com um número reduzido de interfaces; no entanto, desempenham tarefas funcionalmente exigentes tais como CLP integrado, controlo de circuitos fechados e posicionamento. O SK 530P também possui uma ranhura para cartões SD, interface USB, interface codificadora e possibilidade de expansão através de um módulo SK CU5 opcional. Por sua vez, o SK 550P é a primeira escolha para ligação a sistemas de controlo através de Ethernet Industrial.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP