www.engenharia-brasil.com
RITTAL

Menos 43% de consumo de energia

Com as suas recentemente desenvolvidas unidades de ventilador e filtro TopTherm, a Rittal demonstra que ainda são possíveis melhorias significativas na ventilação. A inovação é a primeira a usar, a nível mundial, a tecnologia diagonal. Depois de instaladas, estas unidades garantem um caudal de ar bastante melhor para uma ventilação eficiente em caixas e armários fechados. Outras vantagens convincentes, para além da montagem simples e sem ferramentas, são a facilidade de manutenção e a maior eficácia. Testes exaustivos já demonstraram poupanças de energia de 43%.

Menos 43% de consumo de energia
Utilizando a tecnologia de ventilação diagonal, a Rittal conseguiu criar uma síntese inteligente de ventilação radial e axial nas suas novas unidades de ventilador e filtro TopTherm. A nova tecnologia de ventilação caracteriza-se pelo facto de o sentido da saída do ar não ser, como anteriormente, no sentido axial do ventilador, mas sim na diagonal para fora.
Isto permite uma distribuição uniforme do ar em caixas e armários fechados e evita a formação de locais quentes.

Além do design plano, os principais benefícios são a curva mais íngreme e o encaixe de elevada pressão. Como resultado, o sistema tem uma maior estabilidade de pressão e, quando instalado e em condições de funcionamento, proporciona uma circulação de ar maior e mais constante sobre uma área ampla. Por sua vez, isto significa um maior tempo de funcionamento para as esteiras de filtragem sem qualquer perda de energia.

A Rittal realizou testes exaustivos que permitem uma comparação directa entre as tecnologias antiga e nova, de modo a demonstrar o desempenho das novas unidades de ventilador e filtro. Uma unidade de ventilador e filtro convencional e uma unidade TopTherm nova foram instaladas em duas configurações de teste idênticas. Os armários utilizados foram equipados com um aquecedor e sensores de temperatura. Durante o período de teste de um mês e meio, ambas as unidades de ventilador e filtro foram monitorizadas por um controlador de temperatura digital do armário. O resultado: graças aos benefícios da nova unidade de ventilador e filtro diagonal, o tempo de funcionamento do filtro TopTherm foi reduzido em cerca de 40%. Assim, o consumo de energia foi cerca de 43% inferior ao nível convencional.

Através de uma montagem totalmente sem ferramentas, as unidades de ventilador e filtro podem ser montadas de modo simples e o sentido da circulação do ar pode ser rapidamente alterado. As ligações eléctricas podem ser facilmente realizadas e a manutenção, incluindo a substituição da esteira de filtragem, é realizada sem qualquer problema. Durante a instalação, o sistema de montagem por fixação ensaiado e testado permite a inserção fácil das unidades de ventilador e filtro nos recortes de montagem preparados.
Os tamanhos dos recortes de montagem são idênticos aos dos modelos anteriores. Os terminais tipo mola, nos quais os cabos ou mangas condutoras são inseridos, substituem os terminais de parafusos convencionais das ligações eléctricas.

Um novo mecanismo de libertação permite que a grelha com fendas de arejamento dobre para baixo e para a frente durante o trabalho de manutenção, encaixando na posição certa num ângulo de abertura de cerca de 70°. Deste modo, o utilizador tem agora as duas mãos livres para substituir uma esteira de filtragem. Esta característica significa menos manutenção adicional e custos reduzidos. O procedimento é idêntico ao dos filtros de saída.

Para melhorar o desempenho, várias unidades de ventilador e filtro podem ser compartimentadas entre si sem deixar quaisquer espaços prejudiciais. As unidades de ventilador e filtro TopTherm estão disponíveis em vários níveis de saídas, de 20 m3/h a 700 m3/h. Também é possível optar por tensões de alimentação de 24 V (DC) ou 115 V, 230 V e trifásica de 400 V (AC, 50/60Hz).

Além das unidades de ventilador e filtro padrão, também está disponível uma versão CEM.

Imagem
Rittal TopTherm Filterlüfter.jpg: unidades de ventilador e filtro TopTherm - testes exaustivos demonstram poupanças de energia de 43%.
Reprodução gratuita. Por favor, indique "Rittal GmbH & Co. KG" como fonte.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP