www.engenharia-brasil.com
Amixon GmbH

Amixon VM: nova geração de misturadora com esvaziamento total

À primeira vista pode parecer que já foram inventados todos os princípios de mistura aplicáveis a nível industrial no que diz respeito à tecnologia de mistura de sólidos. No entanto, estas máquinas de processamento são continuamente aperfeiçoadas e melhoradas. O seu objectivo é, entre outros, simplificar a produção de equipamentos. O aperfeiçoamento procura aumentar ainda mais as vantagens de utilização para o operador e melhorar os processos de produção. Os engenheiros concentram-se também na optimização da higiene e na qualidade do produto misturado. É nesta área que a amixon GmbH apresenta um novo desenvolvimento que permite a remoção quase total do produto misturado, sem deixar qualquer resíduo na misturadora.

Amixon VM: nova geração de misturadora com esvaziamento total
Esta inovação baseia-se nas misturadoras verticais que apresentam uma eficiência inigualável devido ao seu design. As pás helicoidais tipo espiral rodam em torno de um eixo vertical, deslocando os produtos a serem misturados para cima para a zona periférica da câmara misturadora. Assim que os produtos chegam à parte superior, eles fluem para baixo no centro da câmara misturadora, obedecendo à força gravitacional. Normalmente, as pás helicoidais verticais rodam lentamente: na maioria dos casos, a sua velocidade periférica é de 0,8 m/s a 2,5 m/s. É por esta razão que as misturadoras com pás helicoidais verticais misturam suavemente o produto e não alteram a granulometria do produto misturado. A principal vantagem deve-se ao facto das pás estarem apoiadas apenas em mancais de rolamentos e actuarem a partir de cima. Deste modo, elas cumprem os mais rigorosos requisitos de higiene e são praticamente isentas de manutenção.

Contudo, em diversas áreas de aplicação, os utilizadores das misturadoras verticais têm, até agora, vindo a confrontar-se com uma desvantagem: se os produtos misturados forem viscosos ou pegajosos (principalmente finos, dispersos, húmidos/gordurosos), a hélice da misturadora pode ficar coberta com resíduos da mistura, depois da remoção do produto. Nestes casos, deve proceder-se a uma centrifugação ou a uma limpeza manual. No entanto, tendo em conta as directivas ATEX, a centrifugação apenas é autorizada quando os produtos misturados não são inflamáveis ou explosivos.

É nesta questão que a inovação, protegida por patente, da amixon GmbH se torna uma mais valia. A hélice agitadora da nova geração de misturadoras verticais da amixon é inclinada e, opcionalmente, em forma de onda sinusoidal. As investigações revelaram que, desta forma, a eficiência de mistura é substancialmente melhorada. Este pormenor de construção também aumenta significativamente o coeficiente de esvaziamento. Depois da descarga, o conteúdo residual numa misturadora amixon de veio único é de, por exemplo, apenas 240 gramas por 2 m³ de produto misturado, ou seja, uma taxa de remoção de resíduos de 99,983 % (ver imagem).

Os primeiros utilizadores desta nova geração de misturadoras amixon consideram que, basicamente, esta nova tecnologia apresenta três vantagens. Primeiro, a misturadora pode ser operada com coeficientes de enchimento variáveis de 10 a 100 %. Isto permite uma melhor adaptação às diferentes exigências da encomenda. Segundo, uma misturadora pode ser utilizada para a homogeneização extremamente suave dos produtos, mas também para a desaglomeração intensiva e mistura super fina de fluidos de elevada viscosidade. Se for necessário utilizar apenas uma misturadora para diferentes aplicações de mistura, a flexibilidade aumenta consideravelmente. Terceiro, o elevado coeficiente de esvaziamento dos resíduos conduz, na prática, a uma economia relativamente à matéria prima e ao tempo. O processo de produção é conseguido de uma forma muito mais higiénica e o volume de produto residual, que é impróprio para venda ou processamento posterior, diminui. Por último, mas não menos importante, os tempos de limpeza e montagem da máquina também diminuem e, consequentemente, a fábrica atinge níveis de produtividade mais elevados.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP