www.engenharia-brasil.com
Beijer Electronics Products AB

iX: software de IHM de quarta geração

O iX é um conceito de IHM (Interface Homem-Máquina) baseada em software que preenche a lacuna entre os terminais de IHM proprietários e as caras soluções de licenças SCADA (Supervisory Control And Data Acquisition – Sistema de Supervisão e Aquisição de Dados). Consiste de um ambiente de desenvolvimento e um ambiente de runtime e está disponível em várias versões, inclusive um completo conceito IHM Lauer que pode rodar em um PC painel ou plataforma PC desktop, como também como uma versão runtime para PCs de outros fornecedores. Graças ao suporte da estrutura Microsoft. Net, o iX habilita uma extensa gama de opções de adaptação para usuários específicos. Com habilidade para integrar controles .Net (DLLs) disponíveis externamente, não há praticamente nenhum limite à imaginação criativa na geração de objetos definidos pelo usuário.

iX: software de IHM de quarta geração
Em combinação com o padrão Windows Presentation Foundation (WPF) da Microsoft, os usuários têm opções sem precedentes para desenvolver interfaces de usuário. O uso de gráficos baseados em vetor assegura que os ambientes de interface do usuário sejam sempre apresentados precisamente, a despeito do fator de balança. Um grande número de objetos gráficos pré-definidos, como interruptores, indicadores de instrumentos e pictogramas técnicos, oferece até mesmo para novos usuários acesso e resultados rápidos. Adicionalmente, o iX suporta a barra multifuncional já conhecida da Microsoft e, assim, livra os projetistas e usuários dos menus travados e embutidos. Isto significa que comandos satisfatórios possam ser ancorados aos locais desejados.

O iX constitui uma solução de plataforma aberta e suporta o padrão OPC (OLE [Object Linking and Embedding] for Process Control). Os usuários têm a escolha de usar protocolos de uma extensa lista de drivers ou uma conexão por um servidor OPC de terceira parte. Todos os dados são armazenados de acordo com o padrão SQL (Structured Query Language), que facilita o gerenciamento rápido e fácil dos dados.

Como uma característica especial, o iX é completamente programável em C#. Isto permite aos usuários usar uma linguagem de programação orientada a objeto para modificar objetos existentes ou ainda a ser definidos como desejado. Não há nenhum limite para a individualização. Um grande número de sugestões profissionais, e mesmo exemplos de códigos fontes abertos, estão disponível na Internet.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP