www.engenharia-brasil.com
SATEL

SATEL lança Sistema Digital SATELLAR. O primeiro rádio modem do mundo com acesso à internet e uma plataforma de aplicação Linux

A SATEL, líder na fabricação de rádio modem para transmissão de dados sem fio de banda larga, anunciou hoje o lançamento do Sistema Digital SATELLAR, um rádio modem inteligente que combina as funcionalidades do TCP/IP, uma plataforma Linux para aplicações específicas e uma estrutura modular versátil. Considerando que os rádios modem têm sido convencionalmente usados para apenas carregar dados – essencialmente substituindo um cabo em locais inconvenientes – o SATELLAR pode fazer muito mais. A unidade central, uma das unidades modulares do SATELLAR, é essencialmente um computador com poder de processamento e memória suficiente para rodar aplicações de software sofisticadas, aliado ao sistema operacional, roteador IP, e servidor de configuração web. Um número menor de dispositivos é necessário no site, o que significa que os custos e a complexidade podem ser diminuídos sem comprometer a funcionalidade.

SATEL lança Sistema Digital SATELLAR. O primeiro rádio modem do mundo com acesso à internet e uma plataforma de aplicação Linux
“Os nossos rádios modem têm sido respeitados por sua confiabilidade em transferir dados sem fio em sistemas críticos. Agora nós fomos capazes de ir muito além e prover um ambiente para desenvolver as aplicações precisas que os nossos clientes necessitam para seus sistemas. São precisos menos dispositivos no site, o que significa site, o que significa que os custos e a complexidade podem ser diminuídos sem comprometer a funcionalidade. Em uma planta de energia eólica, por exemplo, a rede SATELLAR pode monitorar e controlar todas as turbinas de vento e permitir a um operador ajustar os parâmetros da turbina a partir do seu escritório de qualquer parte do mundo”, disse Tuomas Pitkänen, CEO da SATEL.

Modularidade é outro aspecto no qual o SATELLAR traz uma mudança de paradigma à indústria de rádio modem. O Sistema Digital SATELLAR oferece unidades diferentes – blocos construídos – que podem ser combinados para construir um rádio modem com as funcionalidades corretas para o local específico em questão. A unidade de rádio, que é o bloco construído básico, pode ser usada sozinha par acessar dispositivos baseados em RS-232, por exemplo, ou funcionar como um repetidor de rádio. A unidade central, com suas capacidades TCP/IP e uma plataforma Linux, pode ser acrescentada a locais aonde mais funcionalidades são úteis. Além disso, é possível adicionar unidades de expansão padrões ou específicas do cliente até mesmo depois do desenvolvimento inicial, como uma atualização. Os detalhes nas unidades de expansão serão dados pela SATEL quando o SATELLAR estiver comercialmente disponível, ou seja, no segundo trimestre de 2009.

“A SATEL está muito orgulhosa do SATELLAR. Além de trazer novas características nunca previstas no mercado de rádio modem, fomos capazes de ampliar o desempenho do próprio rádio, trazendo o desempenho do rádio modem a um nível completamente novo”, comentou o fundador e sócio da empresa, Aura de Pekka.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP