www.engenharia-brasil.com
14
'26
Written on Modified on
ANDRITZ e AXIA fornecem condensadores síncronos ao SIN
Contrato prevê seis condensadores síncronos de 300 MVAr para quatro subestações, reforçando a estabilidade da rede brasileira com a expansão das renováveis.
www.andritz.com

A ANDRITZ e a AXIA Energia assinaram um importante contrato para o fornecimento de seis condensadores síncronos de 300 MVAr e sistemas auxiliares para quatro subestações do Sistema Interligado Nacional (SIN): Assu III, João Câmara III, Paracatu IV e Nova Ponte III.
Os condensadores síncronos desempenham um papel crucial nos sistemas elétricos modernos ao estabilizar a rede e garantir um fornecimento de energia confiável, à medida que a geração eólica e solar continuam a crescer rapidamente.
Este contrato representa o maior pedido de condensadores síncronos já recebido pela ANDRITZ e foi incluído na entrada de pedidos da empresa no quarto trimestre de 2025. O valor do pedido não será divulgado.
A AXIA Energia, a maior empresa de energia 100% renovável do Hemisfério Sul, é responsável por 17% da capacidade nacional de geração e por 37% do total das linhas de transmissão no Sistema Interligado Nacional (SIN). A empresa é proprietária de 81 usinas, incluindo 47 hidrelétricas, 33 eólicas e uma solar.
Fabricados na unidade da ANDRITZ em Araraquara (São Paulo), os equipamentos de alto desempenho aumentarão a robustez e a segurança da rede elétrica nacional do Brasil. Os seis condensadores fornecerão controle dinâmico de tensão, inércia adicional e maior capacidade de curto-circuito. Essas capacidades são essenciais para manter a estabilidade da rede à medida que cresce o uso de fontes renováveis intermitentes. As novas unidades ajudam o Brasil a integrar mais energia limpa à rede de transmissão. Trata-se de uma contribuição concreta para a transição energética de longo prazo do país.
www.andritz.com

