www.engenharia-brasil.com
Fatec Senai Dourados News

FATEC SENAI DOURADOS INSTALA ESTAÇÃO TERRESTRE PARA CAPTAÇÃO DE NANO SATÉLITES

A faculdade Fatec Senai Dourados instalou recentemente em suas dependências uma estação para comunicação com nano satélites.

FATEC SENAI DOURADOS INSTALA ESTAÇÃO TERRESTRE PARA CAPTAÇÃO DE NANO SATÉLITES

Denominado Projeto GS, foi concebido em um projeto de iniciação científica com o aluno Adalto Miyai, do curso de Tecnologia em Automação Industrial, em parceria com o Centro Espacial Universitário de Montpellier, França, representado pelo pesquisador Mário Baldini. O orientador responsável é o prof. Guilherme Marra, docente do curso.

O projeto consiste em uma estação de recepção de sinais radiofrequência provenientes principalmente de nano satélites, denominada Ground Station (Estação Terrestre), ou carinhosamente chamada de GS. É dotada de uma antena receptora de sinais e de um sistema microprocessado de controle da antena móvel e tratamento do sinal. O sistema operara de forma autônoma, capturando sinais dos nanos satélites ao cruzarem o céu de Dourados - MS. O objetivo principal a captação do sinal do nano satélite Robusta 1B, construído pelo Centro Espacial francês.

É particularmente interessante para os criadores de cada cubesat, que existam diversas estações GS espalhadas pelo mundo, aumentando a área de captação dos sinais de cada satélite.

A estação GS utiliza uma antena diretiva e um rotor elétrico, responsável pelo apontamento automático da antena. O sistema também faz uso de uma Raspberry Pi, microcomputador utilizado para o controle do rotor e tratamento dos sinais.

O sistema também opera na captação de sinais de satélites meteorológicos, obtendo imagens das condições climáticas atuais na região. É realizada a programação dos satélites de interesses que passarão pelo céu da cidade na semana, e o sistema segue a programação, realizando os direcionamentos da antena e captações dos sinais de cada satélite escolhido.

Assista o vídeo do sistema:



www.ms.senai.br

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP