www.engenharia-brasil.com
ARC INFORMATIQUE

Otimização e controle de pontos de carregamento de EV a nível nacional

Como a PcVue supervisiona os pontos de carregamento da frota de veículos elétricos da FIRALP.

Otimização e controle de pontos de carregamento de EV a nível nacional
Como a FIRALP, uma empresa francesa de obras públicas e setores especializados (Energia, Engenharia civil, Alta tensão, etc.), monitoriza seus pontos de carregamento usando avançados recursos de diagnóstico para aumentar a disponibilidade e otimizar as atividades de manutenção.

Como a mobilidade sustentável se tornou uma prioridade para muitos países, especialmente na Europa, onde o Parlamento acabou de votar no fim das vendas de veículos a gasolina e diesel até 2035, o mercado de veículos elétricos teve uma expansão considerável.

De acordo com um novo relatório do site especializado EV-Volumes, as vendas globais de EV chegaram aos 6,75 milhões de unidades em 2021, mais 108% em relação a 2020. Esse volume inclui veículos de passageiros, caminhões leves e veículos comerciais leves. Além disso, de acordo com as estimativas da Agência Internacional de Energia (AIE), o número de veículos elétricos em circulação deve atingir pelo menos os 145 milhões de unidades até o final da década.

Na FIRALP, a mudança para veículos elétricos já está sendo feita há vários anos. No entanto, 2022 marca uma viragem decisiva, com mais de 100 veículos elétricos encomendados e pontos de carregamento já instalados nas filiais. A implementação de cápsulas de energia dupla também vem sendo continuada, bem como a encomenda de uma dúzia de caminhões a gás natural comprimido (GNC). Essa renovação atende as expectativas ambientais e antecipa a restrição dos veículos mais poluentes em zonas de mobilidade com baixas emissões até 2050.


Otimização e controle de pontos de carregamento de EV a nível nacional

Gerenciamento da mobilidade
Para apoiar sua transição para veículos elétricos, o grupo, através de sua subsidiária EREC, escolheu a PcVue Solutions para a supervisão de seus pontos de carregamento.

A EREC Technologies é uma especialista nacional em gerenciamento de processos e parceira da PcVue há mais de 20 anos; apoia seus clientes na manutenção e operação de soluções "chave na mão" para eletricidade e automação.

O projeto começou em 2020 com o objetivo de gerenciar internamente os cem pontos de carregamento de 22 kW das cinquenta filiais da FIRALP usando uma solução aberta e flexível.

Os testes realizados durante o lockdown permitiram configurar a comunicação com os pontos de carregamento de vários fabricantes. OCPP foi o protocolo selecionado para monitorar os pontos de carregamento pois garante interoperabilidade.

Os pontos de carregamento também contam com Sistemas de Gerenciamento de Carga que exigiram várias atualizações de firmware para garantir o desempenho desejado.


Otimização e controle de pontos de carregamento de EV a nível nacional
Aplicativo móvel para otimização do carregamento

Várias informações são relatadas no aplicativo PcVue: potência entregue pelo ponto durante o tempo de carregamento, evento de fim de carregamento, alarmes, início/interrupção do carregamento. Além disso, 10 clientes WebVue fornecem acesso a visualizações de relatórios para um melhor uso dos pontos de carregamento. A supervisão de um Sistema de Gerenciamento de Edifícios na sede, o Château, também está incluída.
A partir de hoje, o acesso aos pontos de carregamento é gratuito, mas cada filial tem um portal o respectivo controle. Atualmente, o número de pontos de carregamento é suficiente para o número de veículos elétricos, mas o forte desejo do Grupo FIRALP de expandir sua frota de veículos elétricos poderá dificultar cada vez mais o acesso aos pontos de carregamento.

No próximos meses, a FIRALP receberá uma encomenda de mais de 100 veículos elétricos para completar sua frota, o que exigirá a implementação de ferramentas de otimização dos recursos. Foi nesse contexto que as soluções inovadoras de mobilidade oferecidas pela plataforma PcVue foram apresentadas ao grupo FIRALP.


Otimização e controle de pontos de carregamento de EV a nível nacional

Digitalização da Máquina de Tíquetes de Fila de Espera: como a PcVue facilita a vida dos motoristas de veículos elétricos!
O principal problema que os motoristas de veículos elétricos podem encontrar está relacionado com o fato de os veículos permanecerem conectados mesmo quando o carregamento é concluído, tornando os pontos de carregamento inacessíveis para outros veículos em espera.

Para resolver esse desafio, a PcVue Solutions oferece uma solução que permite que os motoristas de veículos elétricos se conectem com o celular quando chegam aos estacionamentos e indiquem a taxa de carregamento desejada. A PcVue armazena essas informações relativas à necessidade e taxa de carregamento e, quando um ponto de carregamento fica disponível, a plataforma PcVue consegue notificar o motorista através do celular sobre qual ponto de carregamento usar.

Quando o veículo é conectado, a PcVue iniciar automaticamente o carregamento. Também está disponível um tempo limite configurável caso o motorista decida que afinal não deseja carregar o seu veículo; nesse caso, a PcVue avança para o próximo pedido de carregamento disponível em sua fila de espera de tíquetes.

O aplicativo móvel dedicado aos pontos de carregamento de veículos foi concebida sem uma única linha de código, graças à funcionalidade dos bots da PcVue. Permite a criação de uma interface gráfica móvel adaptada às necessidades do cliente, tanto funcionais como gráficas.

No contexto da FIRALP, haverá a possibilidade de o motorista transferir a autorização de carregamento que recebe em seu celular para uma outra pessoa em caso de indisponibilidade ou simplesmente para adiá-la.

Essas soluções móveis e inteligentes permitem que as três partes envolvidas – veículos, pontos de carregamento e motoristas – tenham uma combinação perfeita entre disponibilidade, carregamento e tempo.


Otimização e controle de pontos de carregamento de EV a nível nacional

Essas soluções foram adotadas por todos os funcionários e cerca de 40 novos pontos de carregamento de várias potências e de vários fabricantes, assim como uma centena de veículos elétricos foram encomendados pela FIRALP. "Absolutamente ninguém voltar aos veículos de combustão interna", diz Jerome Dorne, diretor de estudos e execução.
Uma das principais ambições é dispor de uma solução que garanta manutenção em condição operacional, ou seja, uma obrigação de contrato de manutenção para cada instalação de um ponto de carregamento.
Num futuro próximo, a EREC também gostaria de se tornar instaladora para vários outros clientes.

Caminhando em direção a uma eficiência energética ainda maior
Finalmente, o desempenho energético dos ativos da FIRALP sempre foi objeto de inovação: as instalações de Montereau-sur-le-Jard, ao sul de Paris, já estão cobertas com 600 m2 de painéis fotovoltaicos gerenciados pelo Sindicato Departamental de Energia. Os próximos edifícios novos também serão equipados com painéis. O Grupo planeja ir ainda mais além e recuperar energia solar para seu próprio consumo. O princípio é usar a energia produzida pelos painéis dos armazéns dos caminhões para alimentar o aquecimento e o ar condicionado dos edifícios ou para carregar terminais de veículos elétricos.
"Nosso objetivo é controlar a energia de nossos edifícios, seja dos painéis ou da rede ENEDIS, uma competência dominada pela nossa subsidiária EREC. Essas ações devem reduzir a pegada de nossos edifícios em 10%", enfatiza François Chapel, gestor de imobiliário da FIRALP.
Além do autoconsumo, as próximas instalações de alta tensão em Meyzieu, perto de Lyon, fará experiências com o armazenamento de energia usando baterias recicladas. Serão as primeiras instalações construídas com asfalto de baixo carbono. Também será testada uma composição baseada em resina de pinheiros de Landes.


Otimização e controle de pontos de carregamento de EV a nível nacional

Em 2021, a FIRALP realizou uma avaliação completa sobre o carbono para calcular as emissões diretas de gases de efeito estufa (GEEs) gerados pelas atividades do Grupo. Após a fase de medição, 2022 será altura de experimentar e agir.
Para aplicar essa abordagem de baixo carbono, o Grupo contou com a empresa Oksigen. Após a avaliação foram definidas 4 ações prioritárias para atuar sobre a pegada de carbono (concreto, reciclagem, energias alternativas e calculadora de carbono) e foram criados grupos de trabalho. O objetivo é reduzir suas emissões de CO2 em 10% até 2025 e em 20% até 2030.

Os números do projeto
- Cerca de cem terminais de 22 kW
- Cerca de 50 agências
- Cerca de 40 novos pontos de carregamento de várias potências e de vários fabricantes até 2023
- Cem veículos encomendados em 2022
- Um aplicativo móvel inteligente para otimização do carregamento
www.evchargingcontrol.com

www.pcvuesolutions.com

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP