www.engenharia-brasil.com
MEDIAWORLD

REALENGO ALIMENTOS ECONOMIZA ENERGIA COM O ELIPSE E3

Solução provê o controle remoto dos equipamentos responsáveis pelo beneficiamento de arroz da fábrica sediada em Santo Antônio da Patrulha, RS.

REALENGO ALIMENTOS ECONOMIZA ENERGIA COM O ELIPSE E3

A Realengo Alimentos nasceu na cidade de Turvo, extremo sul de Santa Catarina, com a missão de levar um produto saudável e qualificado à mesa do consumidor. Em 1982, iniciou suas atividades com o objetivo de produzir arroz de forma sustentável, contribuindo para o desenvolvimento da região e preservando o meio ambiente.

Para agregar mais agilidade e segurança a seus processos, a Realengo Alimentos – produzir arroz de maneira sustentável desde 1982 – decidiu utilizar o E3, solução SCADA da Elipse Software, na automação do beneficiamento de arroz realizado em sua filial de São Antônio da Patrulha, interior do Rio Grande do Sul. A aplicação foi implementada pela Nexxus Evolution Systems, empresa de tecnologia da informação.

A operação ocorre de forma fácil e intuitiva, apresentando telas distribuídas por áreas para monitorar todas as etapas do beneficiamento do arroz, desde a peneira, descasque, brunimento, polimento, mistura até o ensaque do produto. O sistema possibilita, entre outras coisas, o acionamento dos equipamentos em cascata. Ao iniciar as etapas do processamento da matéria-prima, cada equipamento entra em operação através de intervalos de tempo pré-determinados, tornando o fluxo de produção contínuo e provendo mais economia de energia.

Além de monitorar todas as etapas do beneficiamento de arroz, a solução “comanda” máquinas, equipamentos e instrumentos, permitindo, inclusive, acompanhar e operar as rotas de transporte automaticamente. Caso haja qualquer falha em algum instrumento ou equipamento, o software também dispõe de um sistema de alarmes, que informa o operador caso haja alguma anomalia e se é necessária a intervenção da equipe de manutenção para avaliação e correção do problema.
Os farelos e as quireras, principais subprodutos provenientes do processo de beneficiamento do arroz, são todos captados durante a produção e destinados a silos de armazenagem adequados para posterior comercialização ou utilização pela própria Realengo. A casca de arroz, por exemplo, é reaproveitada para cogeração de energia nesta mesma unidade da empresa.

Segundo João Luiz Pereira dos Santos, gerente de produção da Realengo Alimentos, o Elipse E3 trouxe mais segurança em relação ao funcionamento dos equipamentos, diminuindo consideravelmente as paradas desnecessárias do processo. Já o coordenador de manutenção, Diego Favaro, destaca o fato de a solução apresentar uma interface intuitiva, proporcionando fácil interação e utilização por parte do operador.


REALENGO ALIMENTOS ECONOMIZA ENERGIA COM O ELIPSE E3

www.elipse.com.br

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP