www.engenharia-brasil.com
Dormer Pramet

Novas tecnologias impulsionam maior sustentabilidade na Dormer Pramet no Brasil

A otimização do consumo de energia por meio de novas máquinas, conceitos e processos apresenta uma oportunidade para um desempenho mais eficiente e benefício ambiental.

Novas tecnologias impulsionam maior sustentabilidade na Dormer Pramet no Brasil
Bomba de calor


Novas tecnologias impulsionam maior sustentabilidade na Dormer Pramet no Brasil
Gerador de vapor

Desde o mês de junho de 2021, a Dormer Pramet Brasil implementou um projeto para aumentar sua sustentabilidade operacional. O objetivo era reduzir as emissões de CO2 e o consumo de eletricidade e gás natural com uma única solução.

O projeto considerou a aquisição de um equipamento denominado “Bomba de Calor”, que funciona com base nos princípios físicos da termodinâmica, com entrada e saída equilibrada de energia e infraestrutura para montá-la. A ideia era aproveitar o óleo aquecido do nosso processo de retificação, onde havia perda de energia.

Para poder operar, a Bomba de Calor precisa de uma fonte mínima de calor, como um pequeno gradiente de temperatura de apenas 5°C acima da temperatura ambiente, que é facilmente suprido pelo nosso óleo aquecido. Por sua vez, a bomba gera água quente a 60°C - 80°C que pode ser fornecida aos vestiários e restaurante, substituindo completamente a necessidade de aquecedores elétricos. Além disso, passou a fornecer água pré-aquecida à caldeira a vapor, utilizada em outra fase do processo de fabricação, para reduzir o consumo de gás natural.

Como resultado, houve uma redução de 0,7% no consumo de energia por ano.

Ainda, como parte das ações de sustentabilidade, em setembro de 2021, a Dormer Pramet investiu na substituição da caldeira de vapor por um gerador de vapor. “A caldeira de vapor alimentava os fornos na área de produção gerando 500 kg/h de vapor. Com a troca pelo gerador, foi possível alimentar mais um forno na área produtiva. Além disso, foi possível inserir nossas máquinas no conceito de Indústria 4.0, já que o gerador possui uma interface homem-máquina”, comenta Carlos Mitsuo, Risk Management & EHS na Dormer Pramet Brasil.

Os benefícios foram muitos, houve a redução no risco de acidente para os trabalhadores que operam e realizam a manutenção deste sistema, além da economia no consumo de água em torno de 150m3 por ano.

Estas são algumas das iniciativas de sustentabilidade da Dormer Pramet no Brasil, para mais informações sobre outras ações, entre em contato conosco.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP