www.engenharia-brasil.com
SOURIAU – SUNBANK Connection Technologies

SOURIAU, especialista em conectores para sistemas marítimos, oferece produtos inovadores para aplicações de pressão extremamente alta e baixa

A SOURIAU desenvolveu competências consideráveis no design e fabrico de conectores submergíveis robustos e extremamente fiáveis. A sua gama de produtos "Dry Mate", para acoplamentos fora de água, anteriormente conhecidos como conectores Jupiter, apresentou um desempenho comprovado em aplicações subaquáticas civis e militares durante mais de 50 anos. Atualmente, a SOURIAU também oferece conectores para acoplamentos subaquáticos. Para segurança e vida útil máximas, os conectores, conhecidos como "Wet Mate", possuem um mecanismo especial para ejeção de água da interface de conexão, reduzindo assim a possibilidade ocorrência de curtos-curcuitos ou corrosão por contacto. A SOURIAU oferece um vasto leque de produtos inovadores para dar resposta às necessidades em constante evolução de aplicações de pressão extremamente alta e baixa em águas muito profundas mas também em águas pouco profundas.

SOURIAU, especialista em conectores para sistemas marítimos, oferece produtos inovadores para aplicações de pressão extremamente alta e baixa

M, a gama de conectores submergíveis para grandes profundidades

Os desafios associados ao ambiente marítimo são muitos, uma vez que o equipamento tem que funcionar a profundidades superiores, até aos 7000 metros, e pode permanecer debaixo de água por longos períodos. Nestes tipos de condições extremas, os conectores submergíveis têm que suportar pressões cada vez mais altas, resistir à corrosão e permanecer fiáveis pois a realização de operações de manutenção a estas profundidades é extremamente complexa. A resistência a alta pressão é uma característica comum aos conectores submergíveis disponíveis no mercado.

Os conectores da série M da SOURIAU, amplamente reconhecidos por serem os conectores "Dry Mate" submergíveis mais robustos, são feitos a partir de bronze "marítimo" devido à sua resistência à corrosão e à bioincrustação. Também estão disponíveis em aço inoxidável (316L), titânio e até em Super Duplex, um aço inoxidável com elevado conteúdo de crómio, para tempos de imersão ainda mais prolongados. Estes conectores, inicialmente desenvolvidos para aplicações militares, oferecem resistência extrema a tensões ou forças transversais aplicadas aos cabos, bem como a vibrações e impactos. A vedação das extremidades dos cabos é garantida de várias formas: por exemplo, com um bucim (resistência a pressões de até 100 bar/1500 psi). Este método elimina a necessidade de utilização de qualquer cola à base de resina ou encapsulagem, por isso, tem a vantagem de ser reparável. Consegue suportar profundidades de até 1000 metros. Para estanqueidade até 7.000 metros, é preferida a sobremoldagem. Estes conectores foram desenvolvidos para aplicações como robôs submarinos comandados à distância, mergulho comercial, exploração petrolífera offshore e submarinos militares.

Recentemente foi anunciada uma nova versão dos conectores M+ para profundidades de até 7.000 metros (resistência a pressões de até 700 bar/4350 psi em conectores acoplados e abertos), atualmente disponíveis nos tamanhos 10 e 14 no início de 2020. A SOURIAU desenvolveu estes conectores em resposta aos crescentes requisitos do mercado de robôs submarinos ROV (Veículo comandado à distância), AUV (Veículo submarino autónomo) e UUV (Veículo submarino não tripulado).

SWIM, para fiabilidade ininterrupta a baixas pressões
A especialidade da SOURIAU é oferecer conectores fiáveis para ambientes de alta pressão a grandes profundidades e ambientes de baixa pressão a profundidades reduzidas. Os fabricantes de equipamentos subaquáticos para águas pouco profundas têm que enfrentar problemas relacionados com a vedação, a corrosão por contacto e a instalação de conectores. Com os seus feixes e meios feixes de cabos SWIM introduzidos em 2016, a SOURIAU fornece soluções fiáveis para profundidades de até 300 metros a preços muito competitivos. O próprio design dos conectores permite esta versatilidade - o conector é enroscado no recetáculo, acoplando ambas as partes, e duas juntas circulares na interface de acoplamento garantem que a conexão permanece estanque mesmo com baixas pressões. É a compressão, e não a pressão, das duas vedações que garante a estanqueidade, o que diferencia os produtos SWIM de produtos semelhantes disponíveis no mercado. Fabricados em material termoplástico, os conectores SWIM são leves e estanques. São resistentes à corrosão, aos raios UV e não são sujeitos ao fenómeno de delaminação catódica, o que lhes permite alcançar uma longa vida útil em ambientes marítimos. O acoplamento de enroscar e os pinos de codificação facilitam a conexão do conector com o respetivo recetáculo independentemente do número de pinos.

A gama SWIM satisfaz na perfeição as necessidades de drones para utilização à superfície de oceanos para missões oceonográficas, em explorações petrolíferas ou em aplicações mais militares como vigilância marítima. Também satisfazem as necessidades de boias meteorológicas e oceonográficas, robôs de observação subaquática comandados à distância e de uma ampla variedade de equipamento com sensores (hidrofones, temperatura, salinidade, etc.) e dispositivos eletrónicos.

www.souriau.com


SOURIAU, especialista em conectores para sistemas marítimos, oferece produtos inovadores para aplicações de pressão extremamente alta e baixa

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 15 mil seguidores do IMP