Interface para usinagem confiável em processos

2018-06-19
Fabricante de moldes em grande escala confia na tecnologia HAIMER

A Schweiger Formenbau (Schweiger Mould Making) conta com automação para produzir moldes de injeção de alta precisão a custos competitivos na Alemanha. A fim de alcançar a confiabilidade necessária e alta do processo, o fabricante de moldes em grande escala não faz concessões. Para ferramental, eles contam com suportes de ferramentas, indução térmica, balanceamento e tecnologia de pré-ajuste de ferramentas do fornecedor do sistema HAIMER.

O Gerente propiertário da Schweiger GmbH & Co. KG de Uffing em Staffelsee, na Baviera, especializou-se numa das indústrias mais exigentes: a indústria automobílistica. Para o diretor administrativo Anton Schweiger e seus cerca de 75 funcionários, isso significa ter que atender aos mais altos padrões de precisão e qualidade em todos os moldes de injeção produzidos. Além disso, eles estão competindo em um mercado global, que, entre outras coisas, está sujeito a uma enorme pressão de custos.

No entanto, enfrentando a tensão da competição global, o fabricante de ferramentas e sua equipe qualificados se ajustaram e se posicionaram de acordo. Eles contam com uma cadeia de processo automatizada que garante segurança absoluta oque gera moldes de injeção que atendem a todos os requisitos. Em 2016, por exemplo, a empresa construiu uma nova sala de produção e investiu em dois centros de usinagem DMC 210U e 270U de 5 eixos DMG Mori, capazes de processar até mesmo componentes XXL em uma única operação de fixação. Equipadas com uma automação de paletes adequada, as máquinas funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana - e todas com turnos de apenas uma pessoa. Nos fins de semana eles correm completamente sozinhos. Isso requer a mais alta confiabilidade do processo em todos os componentes e funções relevantes.

A esse respeito, Anton Schweiger também se concentrou na tecnologia de fixação de ferramentas, a interface frequentemente negligenciada entre o fuso e a ferramenta. É de grande responsabilidade a qualidade da usinagem, a vida útil do fuso e a vida útil da ferramenta.

Os especialistas em fresagem da Schweiger confiam a este respeito no apoio e conselho da HAIMER GmbH, Igenhausen. Em 40 anos, a empresa familiar tornou-se líder de mercado na tecnologia de fixação de ferramentas na Europa e é considerada líder mundial em tecnologia de indução térmica e balanceamento de ferramentas.

Qualidade faz a diferença

Para Andreas Orterer, gerente de produção da Schweiger, o principal argumento para essa forte parceria é a qualidade da HAIMER: "Com os produtos da Haimer, podemos ter certeza de que receberemos sempre a qualidade que atende aos nossos altos padrões".

A Schweiger usa atualmente milhares de porta-ferramentas HAIMER com tecnologia por contração térmica. Além disso, há dois dispositivos de indução da linha Power Clamp e um dispositivo de balanceamento Tool Dinamic na produção.

Andreas Orterer acrescenta: "Da Haimer, obtemos todas as ferramentas de uma única fonte, o que nos convém muito bem. Além disso, você percebe que os dispositivos por indução e balanceamento foram desenvolvidos por operadores de máquinas. Eles são fáceis de usar e levam a resultados rápidos."

Isso também é verdade para a máquina de pré-ajuste UNO Autofoco Microset 20 | 70, que tem seu lugar entre a indução térmica e os dispositivos de balanceamento na Schweiger.

Esta máquina tornou-se um produto "HAIMER" desde que a empresa bávara assumiu a tecnologia Microset Tool Presetting Technology em Bielefeld no início de 2017. Em comparação com a versão manual, o foco automático UNO é capaz de focar automaticamente a ponta de corte para medição do eixo C. Especialmente quando se trata de ferramentas com várias arestas de corte na circunferência, esta opção demonstra ser extremamente econômica. Tudo somado, o dispositivo permite reduções de tempo de set-up de até 70% apenas a partir do pré-ajuste fora da máquina.

Andreas Haimer, diretor administrativo da Haimer GmbH, explica: "Com a aquisição da Microset Tool Presetting Technology, nos tornamos um fornecedor de sistemas para gerenciamento de ferramentas. A Microset complementa perfeitamente nosso portfólio existente de ferramentas de alta precisão, fixação, retração e técnologia de balanceamento de tal forma que nos permita oferecer um apoio ainda maior aos nossos clientes ".

Automaticamente maior precisão de rotação

O nível de satisfação de Anton Schweiger, vice-presidente da Associação de Fabricantes Alemães de Ferramentas e Moldes (VDWF), em sua parceria com a HAIMER e seus porta-ferramentas, pode ser medido pelo fato de usá-los há mais de duas décadas.

Quando o fabricante de ferramentas comprou a primeira máquina HSC há cerca de 20 anos, ele trocou os mandris de pinças mecânicas por mandris com fixação por contração HAIMER devido à precisão aprimorada da saída. Em comparação com os produtos de outros fornecedores, os mandris shrink fit da HAIMER o conquistaram com sua qualidade superior, "uma meta da empresa que a HAIMER e nós mesmos temos em comum". "Se você pegar o exemplo dos mandris com ajuste por contração, isso pode ser visto na precisão de rotação, que é, por padrão, abaixo de 3 μm ".

Este é um pré-requisito importante para os fabricantes de ferramentas da Uffing. Afinal, eles não produzem moldes de injeção para consumíveis baratos, eles criam moldes altamente sofisticados usados em veículos premium - por exemplo, usados para fazer placas de extremidade de faróis em moldagem por injeção de 2 componentes. Esses clientes exigem muito dos produtos finais e não aceitam o menor defeito. Assim, os moldes de injeção devem atender a requisitos semelhantes: como regra, as superfícies devem ser lisas como vidro e tolerâncias inferiores a 2/100 mm devem ser mantidas.

Uma das principais áreas de foco da Schweiger na produção é a moagem de moldes muito complexos, em que peças individuais podem pesar até nove toneladas. As cavidades são frequentemente muito profundas. Normalmente entre 300 a 400 mm, às vezes até 500 ou 600 mm de profundidade. Isso requer porta-ferramentas de ajuste fino, o uso de extensões de fixação por indução, bem como ferramentas com hastes extremamente longas. "Outra força da Haimer. A empresa oferece uma grande variedade de porta-ferramentas padrão. Se necessário, no entanto, podemos sempre solicitar uma ampla gama de projetos especiais", enfatiza o gerente de produção da Orterer. Ele aponta novamente para as excelentes propriedades de exatidão de runout, que se aplicam igualmente aos projetos de porta-ferramentas padrão e especial. Não só contribuem para excelentes resultados de usinagem, como também poupam o fuso e as ferramentas.

Uma vida longa útil da ferramenta permite operação não supervisionadas

Em geral, uma vida de fuso mais longa significa economia considerável de custos, mas a vida útil da ferramenta é ainda mais importante na produção automatizada. "Para trabalhar sem supervisão, preciso de um sistema de fuso, porta-ferramentas e ferramenta absolutamente confiável e duradouro", explica Anton Schweiger.

A Schweiger usina muitos moldes grandes de injeção automaticamente em uma operação de fixação - para 40 a 50, às vezes até 100 horas, sem parar. Uma ferramenta quebrada ou até mesmo um dano no fuso durante a operação não supervisionada seria fatal. Além disso, uma conexão rígida e estável é importante para alcançar a qualidade da superfície solicitada. "Uma chave para isso são os detentores da ferramenta Haimer", acrescenta o proprietário da empresa, "eles permitem uma usinagem confiável no processo".

Nem todos os requisitos do fabricante de ferramentas podem ser satisfatoriamente atendidos com os porta-ferramentas padrão. Anton Schweiger aprecia especialmente a estreita colaboração com os especialistas da HAIMER e a flexibilidade da empresa em Igenhausen. "Para nós é importante que a Haimer ouça os usuários", enfatiza o empresário. Seu contato na HAIMER, Oliver Lechner, gerente de vendas do sul da Alemanha, sempre responde rapidamente às perguntas. Lechner comenta: "Depois disso, fornecemos à Schweiger os produtos customizados necessários, tais como mandris especiais para fachadas em formato cônico que permitem a usinagem de cavidades de até 360 mm de profundidade." Anton Schweiger acrescenta: "Esses porta-ferramentas são perfeitamente adaptados ao diâmetro da ferramenta e às respectivas cavidades. É assim que posso, sem qualquer preocupação, deixar as máquinas trabalharem sem supervisão - mesmo para desbaste".

Especialista em moldes complexos de grande porte

A empresa fabricante de ferramentas e moldes, Schweiger, foi fundada em 1962 por Erich Schweiger. Hoje, sob a gestão do seu filho Anton Schweiger, tem cerca de 75 colaboradores e gera cerca de 10 milhões de euros em vendas por ano. Seu negócio principal consiste em moldes de injeção complexos que pesam entre 5 e 30 toneladas, 99% dos quais são fornecidos para a indústria automotiva. Eles são usados principalmente para a produção de coberturas de faróis, componentes ópticos e visuais. Os clientes incluem fabricantes premium alemães, bem como seus primeiros níveis. Além da produção automatizada com processos padronizados, a Schweiger vê sua força em soluções turn-key. Os serviços variam desde o suporte no desenvolvimento de produtos até a produção em série e serviços de pós-venda.

  
B01a_Haimer-Schweiger_6990.jpg / B01b_Haimer-Schweiger_6993.jpg
A Schweiger Tool and Mould Making é especializada na usinagem de peças grandes e cavidades profundas. Os especialistas em fresagem usam mandris com contração de retroprojeção HAIMER para sua usinagem, em alguns casos provenientes da ampla linha de produtos padrão do fornecedor e em outras soluções especiais feitas sob medida. Imagens: HAIMER


B02_Haimer-Schweiger_7019.jpg
Funcionamento fino, suave e em uma ampla gama de designs especiais: um número de quatro dígitos de porta-ferramentas HAIMER garante processos estáveis e alta precisão na Schweiger.


B03_Haimer-Schweiger_7026.jpg
Tudo a partir de uma única fonte: A Schweiger Tool e a Mold Making utilizam porta-ferramentas, encolhimento, balanceamento e tecnologia de pré-ajuste da HAIMER.


B04_Haimer-Schweiger_7031
Anton Schweiger, proprietário e diretor administrativo da Schweiger, produtora de moldes: "Para poder operar totalmente automatizada, eu preciso de um sistema 100% confiável e duradouro a partir do fuso, porta-ferramenta e ferramenta. A HAIMER nos apoia no domínio de gestão de ferramentas com produtos da mais alta qualidade. "


B05_Haimer-Schweiger_7010.jpg
Trabalho em equipe para a melhor solução: gerente de produção da Schweiger Andreas Orterer (à direita) com Oliver Lechner (centro), gerente de vendas da HAIMER para o sul da Alemanha, e operador de máquinas Rafal Stawski (à esquerda).
#