A Esterline Connection Technologies - SOURIAU possui uma ampla gama de soluções de fibra óptica.

2018-07-10
A SOURIAU desenvolve conectores de fibra óptica há quatro décadas. Assim que as fibras ópticas começaram a ser usadas em telecomunicações e manufatura, foi preciso inventar soluções de conectores adaptadas a essa tecnologia, que eram radicalmente diferentes daquelas projetadas para conexões elétricas.

A Fibra óptica oferece vantagens importantes
Em comparação com o uso de uma ligação elétrica para transferir grandes volumes de dados, a fibra óptica oferece inúmeras vantagens: peso mais leve, menor uso de espaço, imunidade natural a emissões eletromagnéticas e maior largura de banda e rendimento, comparados a uma ligação elétrica equivalente.

Uma tecnologia que se tornou popular

Desde o início dos anos 2000, o uso de fibra óptica tem visto um crescimento explosivo em todos os setores de atividade. A indústria aeronáutica, em particular, emprega essa tecnologia para a transmissão de dados, tanto para passageiros no entretenimento em voo, quanto para a cabine nas câmeras, nos displays aéreos, etc. As condições ambientais na atmosfera da aeronave, em termos de vibrações e restrições mecânicas, exigiam o desenvolvimento de soluções específicas. Isso levou ao desenvolvimento da linha ELIO® pela SOURIAU, e a sua adoção pela Airbus no sentido de oferecer uma solução robusta para condições ambientais severas.

Ofertas de tecnologia da SOURIAU

A solução ELIO® é um contato do tipo físico, chamado de junta de extremidade, que garante a transmissão de luz entre os contatos. A SOURIAU também oferece a ELIOBEAM®, uma solução de contato do tipo feixe expandido usando lentes, que não requer contato físico e, portanto, é mais resistente a múltiplas conexões/desconexões, bem como à poluição no ambiente externo.

SOURIAU e ambientes severos

A SOURIAU, especialista em conectores para ambientes severos, optou por direcionar a sua linha de conectores de fibra ótica em aplicações sujeitas a condições adversas. No campo da aeronáutica, o ELIO® está presente no Airbus A330, A350, A380 e A400M. A fibra tomou conta dos sistemas de informação e entretenimento de passageiros, que exigem altas velocidades de transferência para transmitir dados para as telas individuais. Isso permite que os passageiros tenham uma grande variedade de filmes e videogames à sua disposição.

Uma ampla linha de produtos

O design do ELIO® permite que ele seja incorporado em diferentes tipos de invólucros de conectores, dependendo dos requisitos: o tipo circular MIL DT 38999 ou o tipo retangular ARINC para aplicações aeronáuticas. Também foi adotado pelo setor ferroviário, em conectores circulares com travamento tipo baioneta. Nas telecomunicações, os conectores SOURIAU para fibra ótica estão presentes nas antenas de transmissão GSM e Internet para os links FTTA (Fiber To The Antenna) e FTTH (Fiber To The Home) para conexões externas em edifícios. A SOURIAU também adicionará o padrão ARINC 801 à sua gama de soluções que complementarão a faixa padrão atual. Esta solução oferece alta densidade de contato em um espaço reduzido e é um padrão muito popular, particularmente no mercado americano.

Um mercado que está em constante evolução
Agora que a fibra ótica provou a sua confiabilidade em aplicações clássicas, seu uso está se espalhando para sistemas mais críticos nos domínios aeronáutico, militar e aeroespacial, com o crescente uso de sensores ou mesmo aplicações OptoPyro; está substituindo as soluções elétricas tradicionais. Em resposta a todas essas evoluções no mercado, a SOURIAU está constantemente desenvolvendo novos produtos em colaboração com seus clientes e os conectores de fibra óptica da SOURIAU estão encontrando novas oportunidades.