Um quilómetro de MCP da Interroll no novo armazém da ePRICE

2018-05-10
A ePRICE confiou à empresa integradora de sistemas Incas S.p.A. todo o sistema de logística de um novo centro de distribuição em Truccazzano (Milão). A Interroll forneceu as soluções para o manuseamento de mercadorias no novo armazém da ePRICE.

O novo armazém automático da ePRICE, o primeiro operador de comércio eletrónico italiano, encontra-se em Truccazzano, mesmo às portas de Milão. O projeto "greenfield" foi confiado à empresa integradora de sistemas Incas, que desenvolveu e projetou o centro de distribuição.

O mercado de comércio eletrónico italiano tem vindo a crescer exponencialmente no passado recente. Os números de 2017 apresentaram um aumento de 17% em comparação com os do ano anterior, elevando o valor global de vendas online para 23,6 mil milhões de euros. 

Este enorme aumento fez com que a ePRICE voltasse a analisar a logística do seu extenso catálogo de produtos - e tomasse a decisão de construir um novo armazém, confiando à Incas o respetivo design e construção. Por sua vez, a Incas contou com a tecnologia de manuseamento de materiais da Interroll.

De facto, a necessidade de processos de logística perfeitos é fundamental em mercados com elevado crescimento como o do comércio eletrónico. A eficácia e a flexibilidade das operações tanto da Incas como da Interroll resultaram num centro de distribuição pronto para lidar com os aumentos de volume esperados com o aumento da procura por parte dos clientes. 

O armazém é totalmente automatizado e permite uma gestão muito mais eficiente e eficaz da fase de alocação de entregas desencadeada pelas compras online na ePRICE. 

Na fase de entrada, as paletes, subdivididas em caixas, são transportadas em direção ao armazém nos transportadores modulares (Modular Conveyor Platform - MCP) da Interroll e continuam a ser transportadas na MCP do armazém até à zona de seleção, para preparação das encomendas na fase de expedição. É aí que são efetuadas a pesagem, a cintagem, a leitura dos códigos de barras e a impressão e aplicação de rótulos.

O comprimento total da MCP da Interroll instalada chega a quase um quilómetro (920 metros). Com a MCP, foram instalados um total de 10.150 rolos, 560 Rollerdrives (rolos motorizados a 24Vdc) e o mesmo número de células fotoelétricas.

O principal elemento da plataforma é um robusto sistema modular que inclui os vários elementos fundamentais de sistemas de transporte de forma a alcançar uma solução de fluxo de material completa que forneça os serviços necessários. A modularidade da plataforma permite instalações plug-and-play fáceis que garantem flexibilidade e escalabilidade. Os módulos são pré-montados, o que simplifica a instalação do sistema.

Para aceder aos diferentes níveis da instalação da MCP, a Interroll também instalou elevadores RM6008.

Claudio Carnino, diretor de vendas e porta-voz nacional da Interroll Itália, realçou a excelente cooperação com a Incas. 

"Tem sido uma honra colaborar na otimização do armazém do principal operador de comércio eletrónico italiano", declara. "Este setor está em franca expansão e uma logística interna perfeita é essencial para conseguir o máximo de satisfação do cliente final. A Interroll tem os produtos e a tecnologia e ainda a experiência necessária para concretizar o objetivo."

 

 
 



 
 



Contacto para a imprensa (global)

Martin Regnet
Gestor de RP Global
Interroll (Schweiz) AG
+41 91 850 25 69
media@interroll.com
www.interroll.com