Seguro bem como eficiente

2018-04-05
O sistema de proteção contra desencaixe HAIMER Safe-Lock ™ está se tornando padrão para as indústrias.

O sistema de proteção contra desencaixe HAIMER Safe-Lock garante o aperto seguro da ferramenta de corte. Os pinos de travamento especiais no suporte da ferramenta combinam perfeitamente as ranhuras em forma em espiral na haste da ferramenta de corte, criando assim forças de aperto de fricção e um ajuste de forma de bloqueio positivo. Isso efetivamente impede a ferramenta de corte de escapar do porta-ferramentas. Além disso, aumenta a produtividade através do aumento das velocidades e da maior vida útil das ferramentas.

Até agora, o Safe-Lock ™ tornou-se um padrão de fato na área de utilização de ferramentas para operações de usinagem. Nos últimos dez anos, desde a introdução do sistema Safe-Lock ™, esta sendo confirmado mais e mais que este método de fixação da ferramenta é claramente superior aos mandris de usinagem convencionais e mandris Weldon. Isso é comprovado por um grande número de parceiros que utilizam as licença de uso, alguns dos quais se classificam entre os principais fabricantes de ferramentas de corte e porta-ferramentas do mundo - por exemplo, Walter, Widia, Sandvik Coromant, Seco Tools, Sumitomo, Kennametal, Helical, Emuge Franken, Data Flute, Niagara, OSG e Mapal. Em 2017, a Iscar e a Ingersoll também decidiram oferecer ferramentas com a haste Safe-Lock ™. Além disso o portifólio de porta-ferramentas por indução térmica, hidraulico e porta pinça com Safe-Lock ™ tornou-se muito maior nos últimos anos. Além dos mandris hidráulicos com Safe-Lock ™ da Kennametal, a Mapal já está trabalhando para apresentar para o mercado sua oferta de mandril hidráulico com o Safe-Lock ™.

Andreas Haimer, gerente-diretor da HAIMER GmbH, explica: "Estamos orgulhosos que o nosso sistema de proteção contra desencaixe Safe-Lock ™ tenha se estabelecido como o novo padrão na indústria de usinagem pesada e sólida e também está se tornando cada vez mais importante em outras áreas como usinagem trocoidal. Também estamos muito felizes com nossos novos parceiros de licença de uso, que ajudam a expandir o portfólio do Safe-Lock ™ e também disponibilizá-lo para mais consumidores finais ".

Sucesso na indústria aeroespacial

O Safe-Lock ™ emergiu das exigencias da usinagem pesada, que é um desafio diário nas indústrias aeroespacial e de produção de energia. Materiais inovadores, como várias ligas de titânio, não são apenas leves, mas também muito rígidos, resistentes à corrosão e difíceis de usinar. Isso não afeta apenas os conceitos e processos da máquina, mas também as ferramentas de corte e os porta-ferramentas que estão sendo usados.

Muitas peças de trabalho são feitas de um bloco sólido - durante este processo de usinagem até 90% do material está sendo removido. Para otimizar o processo de forma econômica e qualitativa, e para obter uma alta taxa de remoção de metal, escolhem-se altos torque e avanços com RPMs baixos. Mas durante esta operação de corte de alto desempenho (HPC), ocorrem fortes forças de tração. Em combinação com altas forças de corte e taxas de avanço agressivas, é criado um movimento de flexão da ferramenta no mandril que, no final, aumenta o risco de desencaixe da ferramenta. Isso afeta especialmente todos os projetos de suporte de ferramenta que fornecem um aperto preciso e uma alta precisão de saída, como, por exemplo, mandril por indução térmica, hidráulicos ou de fresagem.

Como resultado, o Safe-Lock ™ agora esta sendo utilizado pela maioria das indústrias aeroespacial. Alexander Steurer, gerente sênior NC - Programação de componentes do estator na MTU Aero Engines em Munique, explica a decisão de usar o sistema HAIMER: "Através da introdução do Safe-Lock ™ e da tecnologia de indução térmica da HAIMER, podemos garantir a confiabilidade do processo mesmo com a fresagem de materiais desafiadores em alta temperatura. Este é um pré-requisito para garantir o processamento suave durante a fabricação de moldes e fundições, dado nosso alto grau de automação." A combinação de proteção contra desencaixe e a maior concentricidade do sistema Safe-Lock ™ gera poucas vibrações e, como resultado, um processo de usinagem muito estável. Devido ao aumento das profundidades de corte e alimentação, a taxa de remoção de metal pode ser aumentada significativamente. E graças à melhor precisão de desvio dos mandris de indução térmica HAIMER, a vida útil da ferramenta é melhorada em até 50%.Os benefícios de uma precisão menor de 3 μm, que o design simétrico Safe-Lock ™ oferece, combinado com o balanceamento ideal e a possibilidade de um pré-ajuste fácil do comprimento, foram motivos importantes para que MTU mudasse para o sistema HAIMER em vez de continuar usando sistemas de ferramentas Whistle Notch ou Weldon. Embora esses outros sistemas, de fato, evitem o desencaixe da ferramenta, ambos possuem design assimétricos, proporcionando, portanto, falhas de precisão e condições de balanceamento insuficientes.

Maior Produtividade com Safe-Lock™

No entanto, o Safe-Lock ™ não encontrou seguidores entusiasmados somente na indústria aeroespacial. Trabalhando na Glätzer, Daniel Rautenbach sabe quão ferozmente competitiva a indústria automotiva pode ser. O Gerente Diretor dos Especialistas em Usinagem CNC localizado em Solingen explica: "Qualidade perfeita e confiabilidade de entrega são os requisitos básicos para mencionar em nosso setor. O preço é altamente competitivo." Portanto, em seus negócios, a diferença entre lucro e perda se resume em eficiência do processo. Por isso, a qualidade sem compromisso é uma obrigação.

Através de um dos maiores projetos nesta área, Ingo Schulten, Gerente de Operação, tomou conhecimento do sistema de proteção de desencaixe HAIMER Safe-Lock ™ e começou a usá-lo em meados de 2013. A aplicação específica era uma parte para um disco de freio de caminhão operado pneumaticamente que consistiu em ferro fundido esferoidal-grafite, tipo EN-GJS-800-2. Para moldar contornos côncavos, o contato entre a ferramenta de corte e a peça de trabalho não é apenas pontual, mas na verdade cobre entre 30 ou 40 % da ferramenta. Ingo Schulten explica: "O engajamento e as forças de corte extremamente altas fazem com que a ferramenta deseje sair do suporte". O mandril Weldon utilizado garantiu que a ferramenta de corte permanecesse no suporte, mas o parafuso de bloqueio lateral impediu a ferramenta de alcançar uma boa precisão de concentricidade. De acordo com Schulten, "a vida útil da ferramenta foi muito instável, o que até levou a quebra de ferramentas".

Os testes de fresagem com Safe-Lock ™ convenceu a ele e aos outros funcionários da Glätzer. "Para mim, a mudança para o Safe-Lock ™ parecia óbvia, como usar uma partida elétrica em vez de uma manivela para ligar um carro" explicou Schulten com entusiasmo." Os dados de corte melhoraram significativamente. A vida útil aumentou em 40% de forma consistente".

Benefícios do corte a alta velocidade

O Safe-Lock ™ também está se tornando cada vez mais popular em outras indústrias e durante a usinagem HSC com usinagem final em hélice alta, bem como na fresagem trocoidal. Durante as operações de fresagem trocoidal, onde a velocidade de corte e a profundidade axial de corte podem ser aumentadas através do suporte do software, a produtividade é significativamente melhorada. Assim, as operações de fresamento são realizadas três vezes mais rápidamente, com profundidades aumentadas, mesmo quando se trata de materiais fortes e difíceis de usinar.

No entanto, isso também aumenta o perigo de retirar a ferramenta. Mesmo que apenas uma lasca fina seja geralmente removida durante operações de fresagem trocoidal, muitas vezes o comprimento total da borda da ferramenta de corte é usado durante o processo. Isso resulta em forças axiais superiores que forçam o operador a prestar atenção ao aperto seguro da ferramenta de corte. Uma ferramenta fixada com Safe-Lock ™ é a solução ideal, pois oferece mais segurança do que o sistema Weldon, é mais fácil de instalar e pode ser apertado de forma muito precisa. As características ideais de balanceamento e rotação da tecnologia de indução térmica em combinação com a segurança da fixação do sistema Safe-Lock ™ permitem a maior produtividade alcançada através de velocidades mais rápidas e maior vida útil da ferramenta com segurança completa da ferramenta.

INFORMAÇÕES

Fixação de ferramentas segura e eficiente

O princípio Safe-Lock ™ pode ser explicado da seguinte forma: os sulcos em forma de espiral são feitos na haste da ferramenta de corte, que têm a mesma direção do ângulo de corte da ferramenta. Em combinação com os pinos de fixação EDM no suporte da ferramenta (mandris térmicos, mandris porta pinça ou mandris hidráulicos), os sulcos evitam que a ferramenta de corte gire ou seja puxada para fora do mandril durante a usinagem extrema, o que causa custos muito altos quando são produzidas peças de trabalho caras. A combinação de proteção de desencaixer e alta precisão da rotação leva a menos vibrações e taxas de remoção de metal muito eficientes. Com isso, é possível aumentar significativamente as taxas de remoção de metal aumentando a profundidade de corte e avanços. Além disso, o desgaste da ferramenta será reduzido.

B01_HAIMER_Safe-Lock_Detalhes _e_Parceiros de Licença
Em 2017 a Iscar e a Ingersoll receberam a licença para ferramentas de corte. Em função da grande oferta de fabricantes de ferramentas, o Safe-Lock ™ tornou-se um padrão para muitas indústrias.
Picture: Haimer

B02_Haimer_Safe-Lock_TP400-D6_MTU
MTU Aero Engines gerencia aplicações de desbaste desafiadoras para o motor turbopropulsor militar TP400-D6 com o HAIMER Safe-Lock. A MTU é responsável pelo compressor de pressão intermediária TP400-D6, turbina de pressão intermediária e eixo de pressão intermediária e tem uma participação na unidade de controle do motor. Além disso, a montagem final de todos os motores de produção TP400-D6 ocorre em MTU Aero Engines em Munique.
Picture: MTU Aero Engines

B03_HAIMER_Safe-Lock_Glätzer_5436
O CEO da Glätzer, Daniel Rautenbach (à direita) e o Gerente Ingo Schulten, estão ampliando continuamente o uso da tecnologia de indução térmica HAIMER, com e sem Safe-Lock ™: "Para nós, a mudança para o Safe-Lock ™ pareceu óbvio, como usar uma partida elétrica em vez de uma manivela para ligar um carro.
Picture: Haimer

B04_HAIMER_Safe-Lock_Fresa trochoidal
A fresagem Trochoidal torna a operação de fresagem três vezes mais rápida e profunda, mesmo em materiais duros como aço inoxidável ou titânio. As ferramentas ideais para a usinagem são Power Mill end mills da HAIMER com mandril Safe-Lock™.
Picture: Haimer
#