Integração: Eplan e Melsoft iQ Works

2018-02-28
Uma realidade tornada possível com o AutomationML! A nova solução de integração do EPLAN Electric P8 com o Melsoft iQ Works da Mitsubishi Electric permite associar engenharia elétrica e automação. Agora, com o atual pacote de software, é possível transmitir dados como endereços simbólicos, por exemplo, de maneira bidirecional. Os resultados no EPLAN Electric P8 são impressionantes: esquemas válidos, incluindo interconexões bus para componentes de CLPs e configurações de hardware de elevada qualidade. A troca bidirecional de dados de CLPs ajuda a otimizar processos em engenharia e automação. Com a nova integração entre o EPLAN Electric P8 e o Melsoft iQ Works, o fornecedor de soluções EPLAN e a Mitsubishi Electric elevaram essa possibilidade a novo nível. O AutomationML está na base da integração e abre caminho para a Indústria 4.0 com sua neutralidade e abertura no que respeita a troca de dados. O conjunto de dados criado no EPLAN constitui a base para a montagem de hardware (rack) e programação de software de CLPs. Uma característica especial: os dados são transmitidos durante todo o processo de desenvolvimento de produto como única fonte de verdade. O EPLAN Data Portalfornece os dados de componentes necessários. Juntos aceleram a configuração de componentes e o planejamento de design.

O Melsoft iQ Works é um pacote de software integrado que inclui as soluções de software necessárias para programar produtos de automação da Mitsubishi Electric. Com a nova integração com a Plataforma EPLAN versão 2.7, os usuários podem trocar, editar posteriormente e sincronizar dados de projetos em qualquer direção em todas as fases dos projetos. Os usuários não têm mais que digitar dados mais do que uma vez, o que ajuda a evitar erros de digitação. Também a cooperação entre engenheiros de projetos elétricos e programadores de software é facilitada. Os usuários que trabalham com projetos elétricos têm ainda vantagens adicionais: a alocação de projetos de CLPs é transparente. Os projetos podem ser editados mais rapidamente a ajuda de sistemas e a realização de alterações de última hora é mais fácil e implementável de maneira mais universal. 
 

Tecnologia AutomationML 

Enquanto formato de dados baseado em XML não exclusivo, o AutomationML consegue representar informações de design relativas a topologias, estruturas, geometrias e lógica de sistemas. Para apresentar as informações estruturais e topológicas, o AutomationML usa o formato CAEX (Computer Aided Engineering Exchange - troca de dados de engenharia assistida por computador), um padrão internacional de formato de dados que respeita as normas IEC 62424 e IEC 62714. Essa tecnologia oferece conceitos fundamentais orientados para objetos que podem ser usados para representar estruturas de fábricas e sistemas. Adicionalmente, o AutomationML oferece a possibilidade de transmitir estruturas de sistemas como a montagem em bastidores. Isso permite dispor de documentação extremidade-a-extremidade bem estruturada, mesmo para trabalhos de assistência e manutenção. Finalmente, permite a troca de dados de várias ferramentas de software, como informações de dispositivos, entre fabricantes e usuários e sua integração na documentação de maneira fácil.

 

Sobre o iQ Works 

O Melsoft iQ Works é um pacote de software integrado que consolida os programas necessários para programar produtos de automação da Mitsubishi Electric - GX Works3, MT Works2, GT Works3, RT ToolBox2 e FR Configurator2. A integração de software é suportada através do Navigator, uma interface gráfica fácil de usar entre o usuário e a configuração central de sistemas. Outra simplificação é o uso abrangente de etiquetas e parâmetros de sistemas nos projetos. As vantagens desse poderoso pacote de software incluem o desenvolvimento simplificado de sistemas graças à necessidade consideravelmente menor de realização de tarefas repetitivas, o que permite minimizar fontes de erros e reduzir os custos gerais de operação associados com esses erros.
 

Cenário

 A Eplan e a Mitsubishi Electric trabalham juntas em uma parceria estratégica há vários anos. O fornecedor de soluções EPLAN pertence à e-F@ctory Alliance; por seu lado, a Mitsubishi Electric fornece seus componentes no EPLAN Data Portal. O objetivo de ambas as empresas é claro no que se refere a seus clientes e usuários: aumentar a qualidade dos dados, acelerar os processos de engenharia e de fabricação e aumentar a produtividade.

#